Com mais de 20 anos de experiência com artesanato em madeira, o casal Patrícia Groniskis e Demócrito Ferreira, de Passo Monte Alegre, interior de Vale Verde, produz há quatro anos enxadas artesanais que facilitam o dia a dia no campo. A invenção nasceu da necessidade do filho, Diógenes Ferreira, em ter uma ferramenta para capina, visto que estava no início dos estudos para formação em técnico agrícola.
A comercialização ocorre pela internet para todo o Brasil, inclusive com pedidos de Portugal. O empreendimento, com o nome Defer Artesanato Rural, ganhou do governo federal, na Expointer 2019, o selo da Agricultura Familiar com qualificação e inovação nas enxadas.
As ferramentas foram demonstradas durante as Tardes de Campo organizadas em setembro e outubro pelas cooperativas de produtores da agricultura familiar em Vera Cruz, Passo do Sobrado, Vale Verde e Venâncio Aires. Com quatro opções de modelos, a enxada é uma inovação no plantio, de fácil manejo, leve e prática. “As nossas enxadas são para facilitar e agilizar bastante o plantio e a capina”, destacou Ferreira durante demonstração.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular iniciou nesta segunda-feira
O empreendimento no interior de Vale Verde é um exemplo das várias ações de estímulo ao desenvolvimento econômico da região apoiadas pelo movimento Eu Coopero Com a Economia Local, iniciado em junho deste ano pelo Sicredi. Entre as diversas atividades, em parceria com outras instituições, ganham destaque aquelas que buscam o fortalecimento da agricultura familiar, como, por exemplo, feiras da cooperação, bate-papos virtuais, visitas técnicas e facilidade de crédito.
“Faz parte da nossa essência, enquanto cooperativa, valorizar e apoiar o produtor rural associado. Neste ano de desafios, é ainda mais necessário buscar alternativas para superar o momento e permitir o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Petry.
Publicidade
O gerente da agência Sicredi de Vale Verde, Fabiano Linch, informou que a instituição fez uma visita técnica para conhecer mais o trabalho do casal de associados. Logo após, a cooperativa intermediou uma consultoria do Sebrae-RS para a construção de um plano de negócio para a Defer.
Linch explicou que, dessa forma, fica mais fácil para os associados organizarem os investimentos que serão realizados na propriedade, bem como ter acesso ao crédito. “É uma proposta diferente, que traz segurança para todos, bem como permite que o associado consiga fazer seus investimentos a partir da organização, gestão e planejamento do negócio”, salientou o gerente.
LEIA TAMBÉM: Expectativas são otimistas para a nova safra de milho
Publicidade
A expansão nas atividades
Com o crédito, os empreendedores de Vale Verde vão investir na ampliação do espaço e na compra de maquinários para melhorar e aumentar a produção. Para Patrícia, a parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo é gigante. “Importância que vai mudar nossa história. A partir de nosso sonho aliado com nossa capacidade de trabalho, o Sicredi veio para transformar nossa caminhada”, ressaltou. Além disso, a artesã destaca que outras parcerias também foram importantes na trajetória deles, como a Emater de Vale Verde, que foi responsável pela descoberta do negócio em 2018 e pelo impulsionamento através de eventos e feiras.
Para a artesã, a missão deles é fortalecer a vida no campo e o agricultor familiar. “Com nosso produto, mostramos que vivemos de artesanato rural junto com a agricultura familiar. Dignidade e qualificação profissional para o campo. As enxadas são para provar que podemos trabalhar com mais facilidade e agilidade com um instrumento prático. Somos do campo, vivemos e trabalhamos nele”, frisou. A Defer Artesanato Rural ainda produz uma variedade de peças em madeira, móveis rústicos e coloniais, cutelaria rústica, cataventos e outros produtos artesanais personalizados.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ecovale abre nova feira agroecológica em parceria com comunidade da IECLB