A Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski completa na semana que vem quatro meses funcionando somente com expediente interno, em razão da pandemia do novo coronavírus. Atualmente em nova sede, na esquina das ruas Tiradentes e Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, o local está sem atendimento ao público.
O atendimento presencial da biblioteca, que fica ao lado da Praça José Paulo Rauber Filho, foi suspenso em 23 de março, mas as atividades internas continuam, de acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Corá. “Recebemos doações mediante agendamento e constantes adequações para as obras, de modo a facilitar o acesso na reabertura”, explica.
No acervo, que tem mais de 13,8 mil exemplares, as obras mais procuradas são as de literatura espírita, romance, literatura brasileira e livros infantojuvenis. Seguindo o secretário, após a mudança de endereço, no ano passado, a procura por livros aumentou consideravelmente. O prédio inaugurado em 1900 é uma das construções protegidas pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. O espaço passou por reformas, adaptações e instalações de acessibilidade para abrigar a biblioteca.
Publicidade
Quando os atendimentos ao público forem retomados, será possível realizar novos cadastros. Para fazer a ficha é necessário a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência. A inscrição não tem custo. Além do empréstimo de livros, a Biblioteca Pública Municipal conta com salas de pesquisa e estudos.
LEIA MAIS: Inaugurada a nova Biblioteca Municipal
Publicidade