Depois de dias de temperaturas elevadas no Vale do Rio Pardo, está na hora de tirar os casacos do armário. Se os primeiros dias do inverno foram de calor, nesta quinta-feira, 25, haverá chuva forte causada pelo avanço de uma frente fria. Na sexta-feira, 26, à noite, as mínimas podem chegar a zero grau ou até ficarem negativas em alguns pontos do Estado. Já as máximas não devem ultrapassar os 15 graus.
Na quarta, 24, uma massa de ar quente atuava sobre o território gaúcho, com calor e vento. A temperatura chegou aos 30 graus na maioria dos municípios, mas na quinta o tempo muda radicalmente. “Haverá instabilidade com chuva ao longo do dia em toda a região e chuva forte com raios e trovoadas em alguns momentos. Não dá para descartar até mesmo o risco de temporal”, explica Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia. “A temperatura diminui ao longo da quinta-feira e a mínima ocorre na parte da noite, quando já faz frio e o tempo firma.”
LEIA MAIS: Ventania e calor antecedem chuva e temporais no Vale do Rio Pardo
Publicidade
A MetSul antecipa ainda a possibilidade de granizo na região e até risco de tornados na divisa com Santa Catarina. A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul vinda do Uruguai provoca as chuvas. No entanto, o vento ganha força e o ar frio ingressa rápido, mandando a chuva embora até o fim do dia.
A sexta-feira ainda pode ter nebulosidade no Estado, mas praticamente não chove. O ar seco e de origem polar vai garantir tempo firme com sol em todo o Vale do Rio Pardo e uma queda muito forte na temperatura. Conforme o meteorologista, as mínimas serão próximas ou até abaixo dos 5 graus em vários pontos e as máximas da tarde não devem chegar aos 15 graus na região de Santa Cruz do Sul. O ar frio se estabelece e o fim de semana será gelado e seco em todo o Estado, com mínimas, nas madrugadas, abaixo de 5 graus, com possibilidade de geada pela manhã, e as tardes com temperaturas em média de 15 graus.
LEIA TAMBÉM: Nuvem de gafanhotos se desloca em direção ao Uruguai
Publicidade