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Fiscalização

Procon de Venâncio registra aumento de 12,5% nas denúncias

O serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venâncio Aires verificou um aumento de 12,5% nas denúncias de consumidores durante a pandemia do novo coronavírus. A maioria das queixas está relacionada ao avanço da Covid-19 porque no mesmo período no ano passado – meses de março, abril e maio – o número de denúncias era de 614. Já neste ano, o órgão soma até o momento 691 reclamações.

O coordenador do Procon, Eneias Peiter, destacou o aumento na demana, mesmo com a mudança na forma de atendimento em função da pandemia. “Agora é por agendamento, recebemos muitos telefonemas e e-mails – em torno de 15 a 20 registros por dia”, explica. Como muitas vezes informações rápidas por telefone não são registradas, o número de atendimentos no ano já passou de mil.

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Do total de atendimentos até o fim de maio, segundo dados divulgados por Peiter, a unidade local registrou 338 com reclamações em serviços essenciais, o que engloba telefonia, com 208 (30%), e aumento na cobrança de água e energia elétrica, somando 130 reclamações (18,91%). Ainda houve 191 reclamações para assuntos financeiros, correspondendo a 6,47% a mais nos três meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019. Foram 104 queixas sobre produtos, 42 em serviços privados, dez em saúde, quatro em alimentos e dois em habitação.

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Cuidado com os golpes
O coordenador do Procon, Eneias Peiter, ainda alerta para possíveis golpes em idosos. Ele orienta estas pessoas a não aceitarem nenhuma ligação porque existe um comércio de dados e, a partir disso, estelionatários acabam acessando dados particulares. Posteriormente, ligam para os idosos e estes acabam fornecendo os documentos e senhas. Os idosos não devem realizar e aceitar nenhum contrato por telefone, até porque não são válidos. “Eles diminuem a capacidade da pessoa de ter ciência sobre o contrato. E para qualquer dúvida, podem entrar em contato com o Procon”, explica.

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Os preços abusivos também são queixa frequente na unidade local. A partir disso, Eneias Peiter recomenda a utilização do aplicativo Menor Preço – Nota Gaúcha, pelo qual a comunidade pode pesquisar diversos produtos em mais de 200 mil estabelecimentos, comparar os valores e realizar o monitoramento. O uso do aplicativo força a baixa de preço dos produtos.

Por meio de consultas às notas fiscais eletrônicas (NF-e) e às notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e), os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço. O aplicativo está disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS.

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O Procon de Venâncio Aires realiza o atendimento por meio de agendamento pelos telefones (51) 3983 1148 e (51) 3983 1000, ou e-mail procon@ venancioaires.rs.gov.br .

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