Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Bairro Ana Nery vai receber posto de saúde sustentável

Foto: Leandro Porto

Iniciativa inédita no Brasil utiliza da otimização dos recursos naturais como energia solar e água da chuva

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, autorizou, na manhã desta quarta-feira, 26, o início das obras do segundo posto de saúde sustentável do município. A iniciativa, inédita no Brasil, utiliza recursos naturais como energia solar e água da chuva. A obra vai contemplar o Bairro Ana Nery. O projeto é semelhante ao que está em construção no Bairro Pedreira. A estrutura será erguida na Rua Dorval Martins, nas proximidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).

Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ana Nery, Aldo Welker, a obra tem um grande significado, tanto pela proposta moderna de cuidado com o meio ambiente, quanto pela necessidade de atendimento médico à comunidade. Atualmente, os moradores do local precisam procurar os postos de saúde do Faxinal ou do Arroio Grande. “Desde que foi fechado o posto na passarela, alguns moradores tinham que se deslocar até o Santuário. Idosos precisavam pegar dois ônibus. Mas graças à intervenção da Secretaria da Saúde, em conjunto com o bairro, vamos resolver esse problema”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, disse que Santa Cruz do Sul pode comemorar a boa fase na área da saúde. “Esse é o segundo posto totalmente sustentável do país. Já iniciamos a obra do posto do Bairro Pedreira, que está com 12% já concluída. Teremos ao longo do ano, seis postos em construção”, celebrou.

Publicidade

LEIA MAIS : Primeiro posto de saúde sustentável deve estar construído até o fim do ano

Conforme Régis, o Bairro Ana Nery tem uma demanda de 1.200 pacientes por mês. A maioria deste montante é formada por idosos. “Além de todo esse conforto da mobilidade e facilidade desses pacientes idosos de utilizarem uma unidade mais próxima de sua casa, temos todas as questões de meio ambiente que esse posto leva como o aproveitamento da energia solar, reutilização da água da chuva e também a questão dos espaços humanitários, seja através de playgrounds ou do cultivo de hortas e chás medicinais”, explicou.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que os dois postos sustentáveis sirvam de modelo ao país. “Queremos ser referência também na forma com que os atendimentos são feitos, como a questão da humanização, por exemplo, que já é possível ver a partir do Centro Materno Infantil”, salientou. A empresa Invicta, que já executa a obra do Cemai, também fará a obra do novo posto do Ana Nery. A previsão é que a conclusão ocorra em oito meses.

Publicidade

LEIA MAIS: Equipe do Moinhos de Vento começa a atuar no Novo Cemai

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.