Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

“Jeitinho brasileiro”

Pessoas são flagradas vendendo vagas na fila do Cartório Eleitoral

Foto: Leandro Porto

Na reta final do prazo para fazer o recadastramento biométrico obrigatório junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul – termina em 11 de março –, a procura disparou. Nos últimos dias, os atendimentos no cartório vêm ocorrendo no limite da capacidade, que é de 400 pessoas por dia.

LEIA MAIS: Cartório eleitoral não terá atendimento durante feriadão de Carnaval

Em meio ao cenário de filas e muita espera, surgiram até denúncias de venda de vagas na fila. Segundo relatos encaminhados à Gazeta do Sul, algumas pessoas estariam chegando cedo e depois oferecendo os lugares para outras em troca de dinheiro.

Publicidade

Uma “negociação” desse tipo foi testemunhada por pessoas que aguardavam na fila nessa sexta-feira, 21. Procurado, o Cartório Eleitoral não quis comentar o assunto, mas reconheceu que situações como essa já foram denunciadas em anos anteriores, mas os envolvidos não foram identificados. A orientação para quem presenciar algo assim é informar os servidores para que as providências possam ser tomadas.

Dos 103 mil eleitores do município, cerca de 75 mil fizeram a biometria. A estimativa é de que, até o final do prazo, mais 15 mil pessoas sejam atendidas. A possibilidade de ampliação do período para fazer o recadastramento não está descartada.

LEIA MAIS: Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Publicidade

Até o fim de fevereiro, o cartório vai funcionar das 13 às 19 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, nas sextas. Em 1º de março será retomado o horário normal, do meio-dia às 19 horas. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado.

Para quem tem dúvidas sobre a necessidade de fazer ou não a biometria, a dica é consultar o próprio título de eleitor. Se houver a inscrição “identificação biométrica” no canto superior direito, a situação está regularizada. Caso não conste a inscrição, é preciso ir ao cartório.

Quem tem a inscrição “identificação biométrica” no documento não precisa participar do recadastro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.