A 144ª edição da Festa São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, também conhecida como Festa do Bastião, deve reunir cerca de 30 mil pessoas, em quatro dias de evento. A abertura ocorreu na noite de sexta-feira, 17, com procissão motorizada com a imagem do santo e missa na Igreja Matriz. Nesta segunda-feira, 20, no encerramento, ocorre o ponto alta com a missa campal e peregrinação com a expectativa de reunir 15 mil fieis de toda a região.
Expectativa é de vender mais de 25 mil pastéis no evento
Durante os quatro dias, o evento conta com uma variada gastronomia. A tradicional galinhada e o pastel do Bastião são carros-chefes. Somente na sexta-feira, dia da abertura, dez panelões de galinhada foram comercializados – que correspondem a 90 pratos cada. A expectativa é vender 90 panelões de galinhada.
Quanto ao pastel, os organizadores estimam vender em torno de 25 mil unidades. Foram adquiridos 900 quilos de carne moída. “O pastel do Bastião é muito famoso, tem pessoas que vem de longe para saboreá-lo, é uma coisa diferente,” afirma Lizete. Para ela, o diferencial está na forma do preparo. “Eu creio que é tanta alegria e tantas mãos que trabalham na preparação, que é isso que torna tão abençoado e saboroso.” O pastel está sendo comercializado a R$ 4,00, já a galinhada custa R$ 10,00.
Publicidade
Enoir Schwengber, empresário do ramo de estruturas metálicas, participa como voluntário há oito anos na preparação da carne do pastel. Ele afirma que, além da qualidade, a fé também atrai diversas pessoas. “Eu acredito que a tradição e fé fazem o pastel ser tão consumido e apreciado pela comunidade e visitantes. É claro que os produtos de qualidade que utilizamos também fazem diferença, como a carne de primeira e os ótimos temperos. Prezamos sempre pela questão da higiene e conservação da carne.”
De acordo com a comissão organizadora, até a tarde de sábado haviam sido comercializados 22 panelões de 25 litros de carne moída. A massa para o pastel é preparada em um setor que fica ao lado. Uma equipe composta por 50 pessoas é coordenada pela servidora pública Mônica Simon.
Segunda-feira, 20
10 horas – Missa do Padroeiro
11h15 – Galinhada no pavilhão
13 horas – Os Datain
17 horas – Missa Campal
18 horas – Procissão pelas ruas centrais da cidade
19 horas – Musical Asa Branca
20 horas – Galinhada no pavilhão
20 horas – Busca por novos festeiros
21 horas – Banda Flor da Serra
23 horas – Sorteio da ação entre amigos
Meia-noite – Encerramento
Publicidade
LEIA MAIS: Festa de São Sebastião deve reunir público de 30 mil pessoas