Uma comitiva de gestores municipais de Santa Cruz do Sul e do Hospital Santa Cruz (HSC) estiveram na Secretaria Estadual da Saúde (SES), nessa quinta-feira, 9, para pedir apoio da secretária Arita Bergmann junto ao Ministério da Saúde. A ideia é aumentar o valor de repasses públicos federais para a instituição, no que se refere a prestação de serviços em alta complexidade de cardiologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos um déficit financeiro na nossa instituição acumulado desde 2011, o que nos dificulta manter as equipes técnicas e de se adequar às mudanças de legislação sanitária”, explicou o diretor do hospital, Vilmar Thomé.
Outro pleito trazido pelos gestores foi uma possível ampliação na estrutura física e de equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e pediátrica.
Publicidade
A secretária Arita apontou que a orçamentação aos hospitais gaúchos está sendo revista, o que poderá possibilitar um reajuste no contrato do Estado com a instituição. A Secretaria Municipal de Saúde deve encaminhar estudos técnicos sobre aumento do teto financeiro para avaliação do Estado até o fim do mês.
LEIA MAIS: Hospitais Santa Cruz e Ana Nery recebem recursos
Publicidade