Otimismo é a palavra que representa o sentimento dos empresários de todos os segmentos do comércio santa-cruzense na reta final da 2019. O Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) esperam um crescimento nas vendas de 3% a 4%. Para o objetivo ser alcançado, as lojas estarão abertas neste sábado até as 17 horas. Domingo e segunda-feira serão dias com funcionamento até as 22 horas. Na terça-feira, véspera de Natal, as lojas fecham às 17 horas. Não haverá expediente no dia 25 e quinta e sexta-feira serão dias de horário normal. No sábado, dia 28, abertura até as 17 horas. No dia seguinte, as lojas estarão fechadas. Segunda-feira, dia 30, abrem em horário normal; no dia 31, até as 17 horas.
Presidente do Sindilojas, Mauro Spode acredita que o objetivo será alcançado pela observação do movimento nas ruas. Para ele, a abertura no domingo, dia 15, das 16 horas às 22 horas, foi favorável. “Foi uma novidade e estimulou as vendas, já que normalmente muitas pessoas transitam no Centro nos fins de tarde aos domingos. Os lojistas aprovaram”, aponta. A programação da Christkindfest também serve de incentivo pelo aumento do volume de pessoas no Centro à noite. Outro ponto destacado é a variedade de promoções. “São vantagens para o consumidor. Pelo que observamos, os segmentos de vestuário, calçados e brinquedos se sobressaem”, avalia.
Já o presidente da CDL, Márcio Farias Martins, exalta o horário estendido como fator de estímulo aos consumidores, principalmente em razão dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário. “As pessoas ganham mais tempo para pesquisar e fazer as compras”, salienta. A variedade de produtos é uma característica que chama atenção. “Temos tudo o que precisamos no comércio de Santa Cruz. Ao comprar em uma das lojas participantes da promoção da CDL, o consumidor pode ganhar um carro no dia 31”, destaca.
Publicidade
Presente com Você
Uma das vantagens dos santa-cruzenses em adquirir produtos na cidade é a oportunidade de participar da campanha CDL Presente com Você. A cada R$ 50,00 em compras nas lojas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas – a lista pode ser conferida no site cdlsantacruzdosul.com.br –, os consumidores concorrem a um automóvel Fiat Mobi zero-quilômetro, uma TV TCL 49 polegadas, um notebook Positivo, um Playstation e sete vales-compras. O sorteio ocorre no próximo dia 31, às 20 horas, no Parque da Cruz.
Supermercados
No setor varejista, a aposta é de um crescimento nas vendas. Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), Celso Müller, uma avaliação mais precisa deve ser feita na próxima semana para mensurar os resultados em relação ao ano passado. Na média, os preços de produtos natalinos se mantiveram no mesmo patamar de 2018. Müller destaca alguns produtos com valores abaixo do que era cobrado, como os espumantes gaúchos e as frutas tradicionais, como uva-passa e ameixa.
Com relação ao preço da carne bovina, não há uma percepção na diminuição do consumo. O que se verifica neste fim de ano, conforme Müller, é a maior venda de outros tipos de carne, como a suína, aves e peixes. “É um período em que, tradicionalmente, a carne bovina tem uma baixa nas vendas. Não tanto pelo preço, mas pelo hábito do consumo de outras carnes”, avalia.
Publicidade
Segundo Müller, os horários de menor movimento são das 12 horas às 15 horas e das 19 horas às 21 horas. Por isso, considerados os intervalos ideais para quem gosta de passar com calma por cada prateleira. No dia 24, os supermercados funcionam entre 8 e 18 horas. Alguns poderão abrir mais tarde, mas não devem exceder o horário de fechamento estabelecido. Não haverá expediente com mão de obra laboral no dia 25.