A esquina das ruas Tiradentes e Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, já não é mais a mesma. Quem trafega por ali está convidado a uma grande viagem. Pelos corredores da nova Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski será possível se prender a um universo de histórias, arte e poesia em meio aos 13,8 mil exemplares disponíveis. Assim, as celas do prédio que já foi um presídio se abrem para uma nova realidade.
“A cultura é plural, mas esse espaço é singular”, disse o secretário municipal de Cultura, Edemilson Severo, nessa sexta-feira, quando a Prefeitura realizou a cerimônia de inauguração. A partir de agora, visitantes e moradores poderão usufruir de salas de pesquisa, estudos e catalogação em meio a livros diversos, das 8 às 14 horas. Além disso, o prédio traz área de recepção, de projetos e para exposição de obras. O gabinete do secretário também ficará por lá.
“Qual é o município do País que transforma uma cadeia em biblioteca pública?”, comentou Edemilson. O templo do saber, ao lado da praça José Paulo Rauber Filho, também inaugurada neste ano, é motivo de satisfação para a comunidade de escritores locais. O presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, Romar Beling, frisou a alegria do grupo em testemunhar a iniciativa. De acordo com ele, é preciso avaliar o significado mais amplo dessa obra para a sociedade de Santa Cruz e também do Estado.
“É na biblioteca que buscamos o conhecimento dos antepassados para construir o futuro. E agora isso está a um passo a partir da calçada.”
Durante a solenidade, sob os olhos dos familiares da professora Elisa, o prefeito Telmo Kirst resgatou a lembrança histórica do prédio. “Agora nós teremos uma cadeia da cultura, que aprisiona e melhora o nosso conhecimento. É momento de dar a esse lugar a devida importância aos olhos da comunidade”. Entre as estantes de livros, a filha da homenageada, Elusa Borowski Morsch, era só orgulho. “O espaço está maravilhoso. É uma valorização muito grande para ela e para a comunidade.”
Publicidade
LEIA MAIS: Nova Biblioteca Pública será reinaugurada nesta sexta