As precárias condições de trafegabilidade da ERS–410, entre a cidade de Candelária e a localidade de Bexiga, preocupam moradores da região afetada e líderes do município. Uma comitiva de vereadores e produtores rurais participou de audiência na manhã de terça-feira, 29, na Secretaria de Logística e Transportes do Estado, em Porto Alegre, para tratar do problema. O titular da pasta, Juvir Costella, recebeu o presidente da Câmara, Gésimo Daniel Bernardy (PDT), e os vereadores Marco Antônio Larger (PP), Cristina Rohde (PSDB), Ilceu Carlos Pohlmann (MDB) e Jaira Diehl (PSB). O encontro foi proposto pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).
Os vereadores e produtores rurais de Candelária reivindicaram durante a audiência a conservação da ERS-410. De acordo com o grupo, o trecho de 18 quilômetros – que não tem pavimentação – necessita de melhores condições de tráfego. “Sabemos das dificuldades que o Estado enfrenta, por isso a comunidade está disposta a ajudar”, salientou a deputada Zilá. “Não só o poder público, mas a iniciativa privada também se mostra interessada em atuar em conjunto para viabilizar os serviços”, reforçou a parlamentar.
O secretário Costella propôs a realização de uma audiência em Candelária com representantes da Prefeitura e dos engenheiros da Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Vamos criar uma comissão e, juntos, discutir o tipo de parceria que podemos firmar”, disse o titular da pasta. “Com união e comprometimento, podemos viabilizar máquinas e material para a manutenção da ERS-410.”
Publicidade
Os vereadores também protocolaram documento solicitando a realização de recuperação no asfalto da VRS-849, que dá acesso ao Balneário Carlos Larger, e na VRS-858, na localidade de Linha do Rio. E na rótula do cruzamento da RSC-287 com a ERS-400, local conhecido por Trevo do Lawall, os vereadores solicitaram a colocação de redutores de velocidade.
LEIA MAIS: Eduardo Leite garante terceira pista na ERS-400