Pacientes de 12 unidades básicas de saúde de Santa Cruz do Sul passam a contar, a partir desta semana, com acupuntura como terapia alternativa a seus tratamentos. O serviço será oferecido a pessoas que sofrem de fibromialgia, depressão diagnosticada em tratamento medicamentoso ou não, cefaleia e enxaqueca, osteoartrite ou pós-operatório traumatológico.
De acordo com a supervisora técnica da Atenção Básica, enfermeira Barbara Haas, esta fase da ação contempla os postos que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) A, que são: Cristal, Dr Pedro Eggler, Faxinal, Glória, Linha Santa Cruz 1 e 2, Margarida, Menino Deus, Progresso, Rio Pardinho e Viver Bem. Além delas, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Cohab também oferecerá esse serviço, com abrangência dos bairros Cohab e Avenida.
O encaminhamento ocorrerá a partir de solicitação médica para a terapia. “Será feito o agendamento da consulta inicial de avaliação e, depois, realizadas as sessões, até a reavaliação e a alta”, explica Barbara. Os atendimentos serão realizados nas segundas à tarde e sextas de manhã pelo doutor Gilberto Gonçalves, no Ambulatório Central, e nas quintas-feiras de manhã pela enfermeira Carina Suzana Pereira Correa, na ESF Cohab.
Publicidade
Embora ainda não tenha fila para os atendimentos, a acupuntura já era uma solicitação feita por médicos para terapia alternativa. “O procedimento é uma forma de auxiliar na melhora do paciente, por isso, estamos acrescentando aos serviços oferecidos à população”, comenta o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.
Conforme a técnica de enfermagem da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (UMREST), Cátia Elisa Strey, a partir desta terça-feira, 20, o serviço também passará a oferecer acupuntura. Os pacientes contemplados serão os que já estão em tratamento na UMREST. Os atendimentos ocorrerão nas terças-feiras e sextas-feiras à tarde, com o médico Gilberto Gonçalves.
Publicidade