Um dia depois de concluir a implantação de mão única em toda a extensão das ruas Júlio de Castilhos e 28 de Setembro, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou nessa sexta-feira, 1º, que duas vias do Belvedere também sofrerão alterações. A ideia é que até o fim de abril as ruas Guilherme Kuhn e Lindolfo Grawunder passem a ser mão única, na tentativa de dar mais fluidez para o trânsito entre o Centro, o próprio Belvedere e os bairros João Alves e Country. A mudança terá custo de aproximadamente R$ 200 mil, informou o prefeito Telmo Kirst (PP).
A Guilherme Kuhn e a Lindolfo Grawunder fazem a ligação entre o alto da Rua João Werlang e a Avenida Léo Kraether, que começa logo após o posto de gasolina do Belvedere e termina a poucos metros do viaduto Fritz e Frida, passando pelo trevo de João Alves, pelo Country Club e pelo menos sete condomínios fechados e loteamentos com centenas de terrenos à venda.
“É uma região que vem registrando crescimento na circulação de veículos devido à forte expansão imobiliária da zona leste. Portanto, esta intervenção é mais do que necessária”, disse o prefeito, que esteve no local acompanhado de secretários. Segundo Telmo, a Lindolfo Grawunder (que passa em frente à escola Frederico Assmann) ficará no sentido Centro-bairro e a Guilherme Kuhn no sentido bairro-Centro.
Publicidade
O secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, explica que com a mão única as duas ruas ficarão com duas pistas cada, agilizando o fluxo de veículos principalmente quando ônibus e caminhões estiverem passando pelo trecho. “Hoje quem fica atrás de um caminhão na sinaleira da Gaspar Martins vai até o trevo de João Alves atrás desse caminhão, pois não há ponto de ultrapassagem”, exemplifica.
De acordo com o secretário de Obras, Leandro Kroth, o trabalho no Belvedere deve começar na virada de março para abril, quando as equipes da secretaria entregarão a nova rótula da BR471, em frente à Philip Morris. “Vamos melhorar a drenagem próximo ao posto do Belvedere, bem como a pavimentação das duas ruas. Além disso, vamos construir uma faixa de segurança elevada na Guilherme Kuhn e reforçar a sinalização e a iluminação pública ao longo das duas ruas”, adianta.
Como fica
Publicidade