Por volta das 18h30 dessa segunda-feira, 25, o Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz atendia uma ocorrência de acidente de trânsito, quando foi acionado para socorrer um bebê, de apenas 21 dias, que estava engasgada com leite materno. Na ligação, a mãe dizia que a pequena Ana Júlia começava a ficar roxa e parecia não respirar mais.
Ainda no telefone, a corporação pediu que a mãe mantivesse a calma, orientação fundamental para momentos como esse, e passou orientações de como proceder para que a menina voltasse a respirar. Segundo os bombeiros, Ana Júlia nasceu prematura e tem alguns episódios de refluxo, mas nunca havia ficado engasgada.
LEIA TAMBÉM: Corpo de Bombeiros socorre bebê em Linha Santa Cruz
Minutos depois, quando chegaram na residência, em Vila Progresso, a menina já voltava a respirar e os bombeiros fizeram mais procedimentos garantindo a correta respiração da menina. Mesmo assim, ela foi levada para atendimento e por volta das 23 horas dessa segunda já recebeu alta e retornou para casa.
Publicidade
Como agir em caso de engasgo em bebês
Conforme informações do Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do braço de um adulto e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima no braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho (se tiver) e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).
Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Publicidade