A Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), divulgou que houve redução significativa de alguns indicadores criminais neste ano. Um dos principais motivos é o isolamento social por causa do coronavírus. Roubo e furto de veículos, roubo a pedestres e residências e furto abigeato tiveram queda com relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, homicídios tiveram elevação com cinco execuções em janeiro e 14 em abril.
O coronel Valmir José dos Reis, Comandante Regional, realizou o balanço geral dos indicadores criminais do ano de 2020 de acordo com o Programa Avante da Brigada Militar. Ele destaca que o balanço é positivo na área de Segurança Pública da Região do Vale do Rio Pardo. “As forças policiais da região são fortes e atuantes, saem às ruas para servir à sociedade mesmo na situação atual de pandemia, obtendo como resultado as quedas constantes na criminalidade.”
LEIA TAMBÉM: Polícia investiga mortes e carbonização de cadáveres em Rio Pardo
Publicidade
Ele ressalta, também, o aspecto preventivo da Brigada Militar através do uso de tecnologias como o videomonitoramento, do aumento da ostensividade policial, da atuação das PCI’s e do trabalho centrado na prevenção criminal.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: casa de jogos é fechada pela Brigada Militar no Centro de Santa Cruz
Roubo e furto de veículos em queda
Conforme a Brigada Militar, o roubo de veículo diminuiu 150% em relação a abril de 2019; o furto de veículo vem sofrendo diminuição gradativa se comparado com o mesmo período do ano passado, apresentando queda de 313,04%.
Publicidade
Outros indicadores analisados pelo Comando Regional também acompanharam essa queda, como é o caso do roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino, que reduziu 166,66% em relação ao mesmo período em 2019.
Roubo a pedestre e a residências também apresentaram queda
Da mesma forma, o isolamento social também contribuiu para a redução dos roubos a pedestres, contabilizando queda de 300% se comparado ao mesmo período do ano passado.
O roubo a residências, em comparação com o mesmo período do ano de 2019, obteve queda de 22,22%. Ações de inteligência e de policiamento ostensivo por meio das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s) estão sendo realizadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar realiza operação no Parque de Eventos
Furto Abigeato abaixo do limite
O Furto Abigeato manteve-se com índice abaixo do limite estabelecido na ferramenta Avante, segundo a Brigada Militar. O indicador teve pequena elevação na região Centro-Serra. A BM acredita que a elevação ocorra por causa da valorização do preço da carne com o aumento de exportação e pelas facilidades encontradas pelos criminosos que agem durante a noite e em locais ermos. Em fevereiro deste ano foram 44 casos, 37 em março e 29 em abril.
LEIA MAIS: Brigada Militar prende dupla por abigeato
Publicidade
Homicídio apresentou elevação
O homicídio apresentou elevação neste ano. A maioria das ocorrências ocorreu por causa de dívidas do tráfico de drogas, conforme a Brigada Militar. Em janeiro foram cinco mortes, seis em fevereiro, nove em março e 14 em abril.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade