Um incêndio atingiu parte da vegetação do Morro do Itacolomy, na localidade de Potreiro Grande, em Passo do Sobrado entre sexta-feira, 1°, e sábado, 2. Cerca de quatro hectares foram devastados pelas chamas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, cerca de 30 pessoas atuaram na ocorrência, que contou com apoio de uma guarnição de Santa Cruz do Sul e das prefeituras de Vale Verde e Passo do Sobrado. De acordo com o bombeiro Aurélio Batista, a ocorrência desafiou as equipes em função das condições do local. “O fogo iniciou entre duas pedras, dois cumes, de difícil acesso. Foram usados 15 mil litros de água, batedores e assopradores para conter as chamas. Não paramos um minuto”, contou. A operação durou cerca de 18 horas.
LEIA MAIS: Após 18 horas, incêndio no Morro do Itacolomy é controlado
Publicidade
Conforme os bombeiros, a área devastada pelas chamas chega a quatro hectares. “Ainda não sabemos precisar o que motivou o início do fogo”, ressaltou Batista. Uma das suspeitas é de que as chamas tenham começado a partir de um churrasco realizado no local. Segundo relato do bombeiro, a corporação tem atendido, em média, uma ocorrência de fogo em mato a cada três dias. “Com esta estiagem, qualquer fagulha pode resultar em um incêndio.”
O Itacolomy é um dos pontos mais conhecidos de Passo do Sobrado. Cercado de vegetação nativa, é bastante utilizado por praticantes de rapel, alpinismo e trilhas. Com com altitude aproximada de 169 metros a partir da planície e 232 metros acima do nível do mar, o morro é um dos pontos mais altos da região.
LEIA MAIS: VÍDEO: incêndio atinge o Morro do Itacolomy desde a noite de sexta
Publicidade