Câmeras de alta resolução, motocicletas, cavalos e um helicóptero estão sendo empregados pela Brigada Militar para garantir a segurança dos visitantes durante a 34ª Oktoberfest. Dentro do parque, o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) monitora todos os ambientes a partir do Centro Integrado de Controle Móvel (CICM).
A estrutura trazida da Capital é um legado da Copa do Mundo e conta com 45 câmeras – quatro com sistema de controle manual em 360 graus – e três policiais especializados para manusear o sistema. Mesmo durante a noite, o equipamento capta as imagens em alta definição e todo o conteúdo registrado fica à disposição da BM.
LEIA MAIS
Publicidade
- Parque será dos pequenos durante esta sexta-feira; veja a programação
- Festa da Alegria tem cervejas da região para todos os gostos
- Primeiro sábado será de sertanejo na Festa da Alegria
“Estamos executando aqui um planejamento de cinco meses, para garantir que o público possa se divertir com tranqulidade dentro e fora do parque”, destacou o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Giovane Paim Moresco. No feriado e nos dois fins de semana da festa, um helicóptero também estará sobrevoando Santa Cruz e arredores. A aeronave conta com sistema de videomonitoramento e estará integrada ao CICM.
O policiamento durante o evento conta ainda com patrulhas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria e policiais do 4º Regimento de Polícia Montada de Porto Alegre, que estarão disponíveis para passear com as crianças, a cavalo, dentro do parque. Ao todo, são mais de 200 brigadianos empregados na operação.
Publicidade
Na primeira noite da Festa da Alegria, aproximadamente 30 documentos e objetos foram deixados na sede da BM, que fica ao lado do pavilhão da Feirasul. Uma ocorrência de tráfico de drogas também foi registrada e um adolescente foi detido. Todos os espaços, lonões e pavilhões da festa estão sendo monitorados, além do entorno do parque.