Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GEOLOCALIZAÇÃO

Mais da metade dos gaúchos respeitaram orientação de isolamento

A quantidade de pessoas em casa por causa da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul vem caindo. Entre os dias 20 e 22 de março, primeiro fim de semana da recomendação de isolamento, o índice chegou a 70%. Nessa segunda-feira, 12, foi registrado o menor percentual desde então: 46,9% dos gaúchos ficaram em casa.

Os dados são da In Loco, empresa do setor de segurança da informação e líder nacional em tecnologias de geolocalização. As informações são obtidas pelo monitoramento de telefones celulares, mas, segundo a empresa, não há qualquer invasão de privacidade: o sistema não relaciona o aparelho a nenhum dado pessoal.

Dados, que não consideram a totalidade da população, indicam quantidade de movimentações de pessoas no Rio Grande do Sul. Menor índice desde o início da orientação de isolamento foi registrado nessa segunda-feira, 13

O georreferenciamento foi destacado pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira, 14, como uma importante ferramenta para nortear as ações de combate à Covid-19. O secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal explicou a utilidade das informações: “O celular está junto das pessoas na maioria do tempo. Nesse sentido, os dados emitidos se tornam confiáveis para visualizar se há aglomerações e onde. Juntamente com outras informações que temos no Gabinete de Crise, possibilita para o governo a implantação de políticas públicas mais eficazes no combate ao coronavírus, assim como ações de conscientização”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado considera liberar atividades comerciais

O Governo do Estado também busca parcerias com operadoras de telefonia, a fim de obter mais dados nesse sentido. O processo está em tratativas e ainda não foi finalizado.

Dados estão disponíveis para todos

Publicidade

A In Loco colocou a tecnologia de localização à disposição de órgãos públicos e autoridades no combate à disseminação do coronavírus. A partir de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, a empresa criou o Índice de Isolamento Social. Inédito, permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social, respeitando a privacidade de cada usuário.

Para compor o Índice de Isolamento Social, as informações são criptografadas e agregadas por bairro, tornando-se dados estatísticos que preservam a privacidade das pessoas. Feito isso, as informações passam a indicar a movimentação desse grupo de pessoas dentro dos bairros. Um baixo percentual de isolamento representa um grande número de pessoas entrando ou saindo de determinado bairro ou região.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados, pelo site inloco.com.br, onde está publicado o Mapa Brasileiro da Covid-19. A população pode acompanhar o índice nacional e a divisão por Estado, com o histórico da semana.

Publicidade

Com informações do Governo do Estado do RS.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.