A licitação para obras e manutenção da freeway, no trecho entre Porto Alegre e Osório, será aberta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O aviso foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26. As propostas vão ser abertas às 10 horas do dia 7 de agosto e processo estará disponível para ser acompanhado no Portal de Compras do Governo Federal.
A empresa vencedora será responsável pela manutenção do asfalto e das placas de sinalização, realização da roçada e recolhimento do lixo. O prazo de início do trabalho, após escolhida a empresa, é 30 dias. No entanto, o superintendente do Dnit, Allan Magalhães Machado, espera que os serviços comecem ainda antes do prazo máximo.
Mesmo com a licitação, ainda há possibilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assumir o serviço. A licitação serve para resolver um problema urgente da freeway. A EGR pode assumir a administração da rodovia caso problemas jurídicos, econômicos e operacionais forem superados. O contrato seria mantido pelo governo federal até a realização de um leilão para passar o trecho à iniciativa privada. A estatal vai avaliar se o contrato é viável até o início do ano que vem. Por enquanto, uma empresa será contratada como medida emergencial.
Publicidade
LEIA MAIS