Categories: Política

Contagem de votos: como foram as horas de expectativa na casa de Helena Hermany

Minutos antes das 17 horas de domingo, Helena Hermany, usando uma roupa azul, sentou em sua casa e respirou fundo. Estava na garagem da residência no Bairro Goiás, local onde tradicionalmente a família acompanha a apuração em dias de eleição. Estavam com ela, entre outros, os filhos e suas companheiras, bem como o vice Elstor Desbessell.

Responsável pelo marketing de sua campanha, o produtor audiovisual Beto Picasso conferia os números em um computador. Agitado, o marido Edmar Hermany caminhava de um lado para outro. Às 17 horas em ponto, a Rádio Gazeta foi sintonizada. Enquanto a divulgação oficial de números transcorria de forma truncada, cabos eleitorais chegavam com boletins de urna.

LEIA MAIS: Helena Hermany é eleita prefeita de Santa Cruz do Sul

Publicidade

Após analisar as primeiras parciais, o filho Ricardo olhou para uma ansiosa Helena e disse: “Deu”. Os números paralelos indicavam uma eleição já bem encaminhada. Helena liderava na maioria das mesas, seguida mais de perto por Mathias Bertram nas urnas da zona sul e por Alex Knak nas urnas do Centro. Quando chegaram boletins do interior, a expectativa aumentou, já que os dados indicavam uma ampla vantagem.

Elstor se emocionou e recebeu abraços de todos ao descobrir que a chapa havia vencido em Linha Brasil, localidade onde nasceu. À medida que as horas avançavam, a casa ia se enchendo de aliados e a rua e a calçada começavam a ser ocupadas por militantes.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: veja como foi a comemoração de Helena Hermany

Publicidade

Quando a apuração já passava dos 70%, o clima era de emoção. Helena olhou para o irmão João Carlos e lembrou da mãe deles: “Como ela ia estar feliz agora vendo isso”. Ele respondeu: “Ela está nos vendo”.

Por volta das 21h30, Helena encerrou-se em seu quarto e ficou sozinha por algum tempo. Saiu sorridente e trajando o terninho verde com o qual se apresentaria na festa da vitória minutos depois. Embora ainda aguardasse a conclusão da apuração para declarar vitória, avisou que desejava se deslocar até o Estádio dos Plátanos de kombi ao invés de desfilar de carro aberto – ainda que, a essa altura, um veículo já estivesse preparado em frente ao portão.

A opção foi em função de suas célebres incursões por bairros na “Kombi da Helena” durante campanhas e em trabalhos sociais. Quando a rádio confirmou a vitória, foi uma explosão no interior da casa. Minutos depois, ela apareceu na porta da frente, com os braços erguidos.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Helena promete nova reforma administrativa

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.