Santa Cruz do Sul

Consumo de carne bovina sobe 11,6% em abril; veja mais números

Mensalmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publica o levantamento de oferta e demanda de carnes e ovos no Brasil. Os dados mostram que, em abril, os brasileiros consumiram 11,6% a mais em carne bovina do que no mesmo mês de 2022. A média vendida aponta que pode chegar a 29 quilos por pessoa por ano, aproximando-se dos números do período pré-pandemia – em 2019 foi de 30,6 quilos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai investir mais de R$1,5 milhão na compra de produtos da Agricultura Familiar

Entre os maiores consumidores de carne do País, o Rio Grande do Sul tem capacidade instalada ociosa, beirando os 45%. Isso, explica Zilmar Moussalle, diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), se dá em função da opção dos produtores em seguir ou aderir à plantação de soja e trigo, além do custeio, que é mais elevado para os gaúchos.

Publicidade

“Em números para as empresas, no Rio Grande do Sul, não se percebe esse aumento, porque a produção no Estado ainda é insuficiente”, destaca. Explica que 40% da carne desossada consumida no Estado é proveniente de outros locais, em especial, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. “Os gaúchos têm custo maior pela forma de criação, com escolha de raças britânicas, que apresentam qualidade superior”, enfatiza.

A mudança na legislação, fazendo com que varejistas também possam trazer carne de outros lugares, entende Moussalle, faz com que a produção gaúcha não aumente, mesmo com o maior consumo apontado.

LEIA TAMBÉM: PIB brasileiro cresce 2,5% em fevereiro

Publicidade

Setor busca apoio governamental

Representantes dos criadores de bovinos, suínos, aves e leite estiveram recentemente com o governador Eduardo Leite para solicitar maior incentivo aos produtores. A intenção é se aproximar dos benefícios e legislações de outros estados, diminuindo a necessidade desse mercado interestadual. Enquanto não houver mudança, a tendência, afirma o diretor-executivo do Sicadergs, Zilmar Moussalle, é que o Rio Grande do Sul mantenha a quantidade de produção. Está em torno de 11 milhões de cabeças há anos.

“Há 50 anos, eram 15 milhões, mas acabou reduzindo e abrindo espaço para soja e trigo”, aponta.
Proprietário da Casa de Carnes Zé Rosado, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul, José Arlindo Rosado percebeu esse crescimento na venda da carne bovina. Calcula um aumento de cerca de 15% nos últimos meses. “Durante a semana, a maior procura é pelos tipos de carne de panela, como agulha e paleta. Para quem gosta de mais gordinha, a ponta de peito tem sido opção”, conta.

LEIA TAMBÉM: Presunto ganha mais proteína e terá menos água; entenda as mudanças

Publicidade

Mais sobre o consumo

O hábito dos churrascos nos fins de semana faz com que a costela seja opção. Moussalle ressalta que até o corte preferido pelos gaúchos vem, em grande quantidade, de outros estados, que conseguem manter o valor de venda R$ 2,00 abaixo do Rio Grande do Sul. “Recentemente, teve uma subida, mas nos últimos 15 dias está com preço estabilizado.”

Em determinados momentos, no varejo, o suíno apareceu como opção, ampliando o percentual na venda, mas a proteína bovina continua sendo a mais procurada. Em datas comemorativas, como a Páscoa, que passou recentemente, José Arlindo Rosado aponta que a procura tem sido bem expressiva.

Durante o período de pandemia, ele também teve bons resultados. “As pessoas ficavam em casa, não iam aos restaurantes. A opção foi cozinhar e isso aumentou a procura”, recorda.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.