Um aplicativo, criado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), vai auxiliar consumidores no momento de comprarem produtos do Vale do Rio pardo. O Daqui Alimentos é uma plataforma para comercializar, gerenciar e divulgar produtos da agricultura familiar. Através do app, será possível pesquisar, obter detalhes sobre cada produto e fazer encomendas. Os produtores também serão beneficiados com ferramentas de auxílio à gestão das propriedades.
Cerca de mil agricultores de 23 municípios do Vale do Rio Pardo terão acesso ao aplicativo, lançado nesta quarta-feira, 21, às 11 horas, durante o Encontro Estadual dos APLs no Centro Vocacional Tecnológico, na Expoagro. O coordenador do Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo (APL VRP), João Paulo Reis Costa, observa que a plataforma surgiu da necessidade dos agricultores e proprietários de agroindústrias de colocar seus produtos no mercado.
Os agricultores interessados em se beneficiar da plataforma recebem cursos e treinamentos para usarem a ferramenta, que permite fazer operações off-line para atualizações quando seu computador ou smartphone receber sinal de internet. Cada agricultor terá seu login para acessar seus espaços, promover atualizações e estabelecer contatos com os clientes. “Com a ferramenta, há a possibilidade de se criar um controle social, com relacionamento direto que pode resultar até em visitas nas propriedades produtoras e em fidelização de consumo”, explica João Paulo Reis Costa.
Publicidade
Como projeto de aperfeiçoamento da ferramenta digital, deve ser possível no futuro a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) pela plataforma Daqui Alimentos, o que vai facilitar os trâmites para o fornecimento direto dos produtores rurais para restaurantes, supermercados e demais empresas de alimentação. Até o dia 31 de maio, o Daqui Alimentos vai funcionar em modo de treinamento, para que todos possam utilizar a ferramenta de forma a se familiarizar com ela. O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play ou IOS, procurando pelo APP Daqui Alimentos ou acesse a página www.daquialimentos.com.br.
Em um primeiro momento, Daqui Alimentos vai funcionar em modo de treinamento
Divulgação
Saiba mais
Publicidade
No Vale do Rio Pardo, o Arranjo Produtivo Local foi criado reconhecido pelo Programas de APLs do RS em 2012 e inicialmente incluía somente agroindústrias dos 23 municípios da região. Posteriormente, o APL VRP passou a incluir todos os agricultores familiares produtores de alimentos em ações de apoio à gestão dos empreendimentos visando o desenvolvimento individual e conjunto. Capacitações, incentivo às boas práticas de fabricação e apoio à legalização das atividades são algumas das ações da governança do APL, que tem a Universidade de Santa Cruz do Sul com entidade gestora.