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Consumidor do RS pode trocar produto vencido por outro igual e gratuito

Um novo protocolo de intenções para o programa ‘De olho na validade’ foi assinado nesta quarta-feira, 5, com a finalidade de garantir o maior controle da validade dos produtos alimentícios comercializados nos supermercados do Rio Grande do Sul filiados à Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). A partir de agora, o consumidor, ao constatar o prazo de validade vencido, fará a reclamação após incluir o número do CPF no cupom fiscal. Assim, o estabelecimento terá que trocar a mercadoria de forma gratuita. Isso evitará fraudes e melhor controle do programa. 

O documento foi assinado pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori; pela diretora executiva do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira; pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo; e pelo representante do Ministério Público do Rio Grande do Sul, promotor de justiça Ricardo Schinestsck Rodrigues. O diretor-geral da SDSTJDH, Darci Lauermann e funcionárias do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional/SDSTJDH, também, participaram do ato de assinatura. 

A diretora executiva do Procon RS explicou que o consumidor passa a ser, a partir desse programa, o fiscal do estabelecimento no qual ele compra. “A importância com esse programa é que o consumidor é o fiscal da validade dos produtos. Ou seja, no momento que ele encontra um produto vencido, ele apresenta no caixa e terá o mesmo produto de forma gratuita. Então será uma forma de harmonizar a relação de consumo”, declarou. 

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Para o presidente da AGAS, a campanha faz o varejo ser mais eficiente. “Nosso maior parceiro é consumidor e essa campanha representa a evolução da cadeia de consumo”, disse. Segundo Longo, se algum produto estiver com prazo vencido se deve à dificuldade de contole em razão da diversidade de mercadorias que os estabelecimentos trabalham e a quantidade de itens com prazos de validade muito curto.

O promotor de Justiça Ricardo Schinesck Rodrigues disse que a campanha ‘De Olho na Validade’ simboliza o estreitamento da cadeia produtiva e a boa fé nas relações de consumo. Criado em 2016, o projeto tem a finalidade de incentivar supermercadistas e fornecedores a adotarem regras e procedimentos padronizados para os casos de produtos alimentícios com prazo de validade vencido identificado por clientes dentro dos estabelecimentos comerciais. 

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