Santa Cruz do Sul

Consumidor deverá gastar até R$ 671,00 na compra de presentes

O comércio varejista espera faturar, em média, R$ 671,47 com cada consumidor neste Natal. O dado faz parte da Pesquisa Final de Ano, realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), em todas as regiões do Estado. No estudo, os consumidores entrevistados revelam que deverão presentear pelo menos quatro pessoas.

O levantamento que ouviu mais de 800 consumidores em todas as regiões gaúchas apontou que o gasto médio com os presentes de Natal será na faixa dos R$ 165,47, por unidade. O estudo mostra que há diferença entre homens e mulheres. Os homens devem adquirir presentes com valor médio de R$ 215,76, já as mulheres pretendem gastar, na média, R$ 132,15 em cada produto. Considerando os quantitativos de mulheres e homens consumidores, a estimativa é que o total por consumidor figura na casa dos R$ 671,47.

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Entre os produtos mais procurados pelos compradores estão itens de vestuário, com 58,2% da preferência de consumo; seguido por brinquedos – 42,6%; e calçados, com 19,2% das indicações. Acessórios, perfumaria e eletrônicos são os outros segmentos que figuram entre os melhores colocados no levantamento da Fecomércio.

A questão econômica, como a redução da inflação e a manutenção de empregos foram apontados por mais de 70% dos consumidores ouvidos como condições que favorecem a compra de presentes neste Natal. A projeção confirma expectativa do varejo local. “É um dado que vimos acompanhando nos últimos meses em Santa Cruz do Sul e que projeta um bom desempenho neste fim de ano. Aliado a isto, temos a redução do índice de inadimplência, que entre novembro e dezembro ficou em 27,17% em Santa Cruz”, comenta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode.

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Sobre a redução da inadimplência, Spode explica que a realização do Super Feirão Zero Dívida e a instalação do “Lugar Certo” – ponto de atendimento ao consumidor – junto ao Sindilojas-VRP, colaborou muito para a redução no número de consumidores negativados, situação que também é favorável ao consumo no fim de ano.

Para o dirigente, os dados podem ser interpretados com um verdadeiro raio-x de vendas. “Sabidamente as mulheres compram mais e presenteiam mais pessoas. Na outra ponta, temos as aquisições masculinas, em menor número e maior valor. Estes dados precisam estar na cabeça de todos os lojistas, para que atuem diretamente com seus públicos consumidores”, recomenda.

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Lojas físicas continuam na preferência

Spode explica que a pesquisa vai além de projetar gostos ou investimento médio. Segundo o levantamento da Fecomércio-RS, 80,8% dos entrevistados afirmou que iria fazer compras em lojas físicas – destes, 57,9% em estabelecimentos de rua. “Esta é uma informação muito importante, mas que precisa ser lida de outra maneira. O ambiente para a realização do negócio ainda é a loja tradicional, no entanto, a venda inicia de forma virtual, por meio da comunicação utilizada por cada estabelecimento”, explica.

O presidente do Sindilojas-VRP alerta também para a atenção ao cliente. “Quem está no balcão, no dia a dia, sabe que a venda não ocorre por meio do impulso. Cada vez mais o consumidor pesquisa, vem mais que uma vez até adquirir o produto. Por isso o atendimento e a fidelização são essenciais”, diz. Na pesquisa, 61,7% dos consumidores afirmam que irão comprar presentes nas mesmas lojas que realizaram suas compras no Natal passado.

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Outros números

  • 34,8% dos consumidores pretendem pagar as compras em dinheiro;
  • 37,5% dos que irão parcelar as compras afirmam que, no máximo, farão o pagamento em três parcelas;
  • 28,8% afirma que fará as compras uma semana antes do Natal;
  • 6,1% dos consumidores ouvidos diz que usará o 13º salário para compra dos presentes.

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Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

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