Obras do parque em homenagem aos imigrantes alemães começam neste mês

A etapa inicial de obras do parque temático da imigração germânica de Santa Cruz do Sul deverá ser executada durante os meses de maio, junho e julho. As primeiras intervenções deverão incluir a construção de estacionamento, sanitários, calçamento da via interna principal do parque e playground. A definição do prazo para o início das primeiras benfeitorias no local ocorreu durante reunião no Salão Nobre do Palacinho na última sexta-feira, 6, com a participação de representantes do governo municipal e da Comissão Pró-Parque, formada por integrantes da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) e Rotary Club Cidade Alta.

O parque ocupará área na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, junto ao cemitério onde estão sepultados dois dos primeiros imigrantes que chegaram à região em 1849. O objetivo é criar um lugar de preservação e promoção da cultura germânica, com foco no desenvolvimento econômico e no turismo. A ideia da criação do espaço surgiu em 2019, durante uma visita ao Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves.

O presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque, Ricardo Bringmann, afirmou que as obras devem ocorrer de forma gradativa, seguindo diferentes etapas. Entre as ideias estão a implantação do espaço dos cervejeiros e da gastronomia, colocação de réplicas de um moinho com roda d’água, de um barco veleiro semelhante aos que trouxeram os antepassados da Alemanha, uma vila colonial com forno a lenha, prensa de cana de açúcar, horta com frutas e cercas de pedras, como era em 1850.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Município vai ganhar Parque Temático do Imigrante em Linha Santa Cruz

A prefeita Helena Hermany salientou a importância da iniciativa. “O parque do imigrante aliará a preservação das raízes germânicas à geração de emprego e renda, através do turismo e promoção de atividades locais, como a nossa gastronomia. Será um marco cultural para o município e o Vale do Rio Pardo.”

O vice-prefeito Elstor Desbessell vislumbra uma estrutura que será bastante celebrada pela comunidade. “Será um espaço agradável de valorização histórica, com uma grande estrutura para a população de Santa Cruz do Sul e todos aqueles que quiserem conhecer um pouco de nossas tradições”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura repassa R$ 58 mil para setores de eventos e turismo

Volkspark

Presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque, Ricardo Bringmann considerou o resultado da reunião bastante positivo, pois permitiu definir as primeiras intervenções no local. Ele revelou que a comissão avalia a mudança do nome do empreendimento. Inicialmente concebido como parque do imigrante, o projeto está se direcionando para uma nova denominação: Volkspark – parque do povo, em alemão.

Segundo Bringmann, sempre foi uma grande expectativa da comunidade ter um espaço específico para a preservação e manutenção da história e cultura alemãs. Mas ele ressalta que a iniciativa também busca outro viés. “Queremos que tenha, principalmente, um olhar no desenvolvimento econômico e turístico. O parque é para a preservação das raízes de Santa Cruz e região”, declarou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Linha Santa Cruz terá Vila Germânica

Presente ao encontro, o líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, destacou que o parque temático é um projeto importante não só para o desenvolvimento de Linha Santa Cruz, mas de todo o município. “Com este novo espaço, Santa Cruz se prepara para explorar ainda mais o turismo de proximidade, atraindo visitantes a um lugar com uma história rica e bela natureza”, avaliou.

Também participaram da reunião os secretários municipais Márcio Martins (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Hardi Lúcio Panke (Agricultura), o diretor de Obras Urbanas, Gerson Vargas, e o subprefeito de Linha Santa Cruz, João Domingos Cassep Filho.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.