A obra da rótula de entrada de Novo Cabrais iniciaram na manhã da última quarta-feira, 13. Localizada às margens da RSC 287, a luta para a construção do acesso surgiram há cerca de dois anos. A Prefeitura Municipal partiu de uma ideia desenvolvida, inicialmente, com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Porém, em razão do tempo que levaria para ser realizado o plano da nova rótula, foi necessário contratar uma empresa terceirizada para o projeto. Através de uma licitação, foi determinado que a empresa Conpasul executaria a obra. Um novo imprevisto ocorreu, dessa vez, quando técnicos forma visitar Novo Cabrais para analisar o terreno. Concluiu-se que as jazidas de terra do solo para o aterro da rótula não atingiam os índices de capacidade para suporte da obra.
Em busca de uma solução, a Prefeitura Municipal conseguiu licença para extrair a pedra basáltica, localizada no interior de Novo Cabrais, em Cerrito. O material substituiu a terra vermelha no terreno. Dessa forma, se tornou a base para a construção.
Publicidade
Ao longo da próxima semana, a escavadeira hidráulica da Conpasul dará procedimento na limpeza da área, retirando o material descartável. Na sequencia, será realizada a construção da tubulação de águas pluviais. Por fim, será construído o aterro com a pedra basáltica.