O pronunciamento do vereador Gerson Trevisan (PSDB), na sessão da última segunda-feira, 15, na Câmara de Santa Cruz do Sul, gerou polêmica entre a população nos dias que se seguiram. É que o parlamentar sugeriu uma mobilização para viabilizar a construção de uma estátua de São João Batista, padroeiro do município.
O objetivo, segundo o vereador, seria criar mais um ponto turístico na cidade, a exemplo de Encantado, no Vale do Taquari, onde foi providenciado o Cristo Protetor. Para tanto, Trevisan sugeriu que a Mitra Diocesana e outras entidades atuantes de Santa Cruz do Sul arcassem com os custos, além de qualquer pessoa da comunidade que quisesse colaborar – sem envolvimento, portanto, de dinheiro público.
LEIA MAIS: Vereador sugere construção de estátua de São João Batista
Publicidade
O Portal Gaz repercutiu a sugestão de Gerson Trevisan e abriu espaço, no Instagram, para que a população mostrasse a opinião sobre o assunto. A maioria dos leitores que se manifestaram – foram 20, no total – são contra a construção do monumento ao padroeiro de Santa Cruz. O principal argumento foi a necessidade de priorizar outras demandas da cidade. “Em vez disso, poderia melhorar os asfaltos dos bairros”, escreveu um seguidor. “Tem outras prioridades para gastar dinheiro! Acho que não seja momento para isso”, defendeu outro internauta.
Entre os que se mostraram a favor, o fato de São João Batista ser a figura a ser homenageada justifica a iniciativa. “Sendo ele o santo padroeiro da cidade é justo”, avaliou a leitora. A fonte dos recursos também fez com que um seguidor concordasse com a ideia. “Sendo 100% recursos privados e nada da prefeitura…”, disse.
A proposta do vereador Gerson Trevisan (PSDB) não vem de longe. Ele usa como modelo a proposta de Encantado, no Vale do Taquari, que apostou na construção de uma estátua do Cristo Protetor, por meio de uma associação comunitária, envolvendo doações de pessoas físicas e jurídicas. “Não temos a ideia de envolver recursos públicos. Talvez se possa trabalhar em utilizar uma área pública a fim de dar um destino mais adequado, mas a ideia é unicamente envolver a comunidade. E a partir do momento em que lançamos a proposta na Câmara, já houve contato de empresários se dispondo a colaborar”, ressaltou.
Publicidade
Para Trevisan, a ideia precisa ser debatida por todos os entes da comunidade, em especial, aqueles ligados à área do turismo. “Uma estátua em homenagem a São João Batista, padroeiro do município, numa estrutura em torno de 33 a 45 metros seria o ideal”, ressalta.
Ele destaca que passa pelos debates a questão da localização e, para tanto, destaca alguns pontos que possam ser mais altos do município, como a região de Alto Boa Vista – onde se consegue observar as cidades de Venâncio Aires e Sinimbu, além da própria Santa Cruz; a localidade de Nove Colônias, em Rio Pardinho, onde também existe uma grande visibilidade para Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol e a encosta da Serra de Sinimbu; Linha Santa Cruz, no futuro parque temático; ou até mesmo o próprio Morro da Cruz, onde existe uma área que pode ser utilizada e que agregaria valor à estrutura já existente no Parque da Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.