A primeira parte da construção da ponte no Km 153 da RSC-287, em Candelária, foi concluída antes do prazo previsto. Nesta quarta-feira, 8, foram finalizadas as fundações do sentido Santa Cruz do Sul – Santa Maria. Agora começa a execução do bloco de fundação e vigas, que deve levar cerca de 15 dias. Após esta fase, é a vez da laje da pista de rolamento.
“As obras estão em ritmo acelerado. Desde o início este tema recebeu total prioridade da EGR, Secretaria dos Transportes e governo do Estado”, destaca o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lidio Nunes.
Na segunda etapa, as fases se repetem na construção do sentido Santa Maria – Santa Cruz. Neste momento, já será permitido o tráfego de todos os tipos de veículos, pois a ponte móvel instalada pelo Exército será removida e será utilizada, para o tráfego, a parte concluída, ainda em uma pista, com o uso de semáforo.
Publicidade
Limitações na ponte móvel
Durante a permanência da ponte móvel do Exército, o tráfego é permitido apenas para veículos de passeio e de carga, com até quatro eixos e 30 toneladas. Veículos que excedem estas características devem continuar utilizando as rotas alternativas, como as BRs 392, 471, 153 e 290.
O fluxo na ponte é feito em uma via, intercalado, com utilização de semáforo. A velocidade na estrutura é limitada a 20 km/h. A EGR alerta os motoristas que, nos horários de pico, é esperada lentidão no trecho. Para garantir a segurança, a cada 4 horas os militares fazem manutenção de revisão e ajustes na estrutura, o que também provoca a interrupção do trânsito por cerca de 30 minutos.
Publicidade