A construção da Barragem Dona Josefa, em Vera Cruz, começou a sair do papel ao longo das últimas semanas, com o início dos trabalhos de retirada da vegetação. A área onde será construída a estrutura fica localizada em Linha Andréas, no interior do município, e terá 16 hectares de espelho d’água, com uma capacidade de armazenamento prevista de 300 mil metros cúbicos. A próxima etapa é o início da obra do barramento, que terá 250 metros de extensão e 14 metros de altura na parte mais profunda.
De acordo com o prefeito Gilson Becker, o licenciamento ambiental já está concluído e agora os servidores trabalham na remoção da vegetação do terreno. “Na semana passada, a empresa responsável pelo projeto esteve aqui para fazer mais algumas medições para finalizar essa parte. Assim que a área estiver limpa, nós vamos começar a obra”, explica. Segundo ele, a limpeza estava ocorrendo de forma ampla e agora será focada na faixa que vai abrigar a estrutura responsável por conter a água.
LEIA MAIS: Prefeitura de Vera Cruz avança em projeto de construção de barragem
Publicidade
Becker é cauteloso ao estipular prazos, por se tratar de uma construção complexa e sujeita aos fenômenos climáticos. “Acredito que não será possível concluir ainda neste ano porque nós dependemos do tempo. Como existe previsão de instabilidade para os próximos meses, tudo isso vai impactar o andamento.”
De qualquer forma, o objetivo da Prefeitura é chegar ao fim deste ano com a barragem em estágio avançado. “São 16 hectares para limpar e o pessoal está aproveitando para fazer lenha, então é um processo demorado”, observa.
LEIA TAMBÉM: Criminosos arrombam loja em Vera Cruz
Publicidade
A ideia da implantação de um reservatório artificial de água começou a ser discutida em 2021 devido ao aumento da demanda hídrica no município, que chegou a 5,4 mil metros cúbicos diários. Com isso, ficou evidente a incapacidade do Arroio Andréas para abastecer a população de Vera Cruz, sobretudo em períodos de estiagem. Depois de pronta, a Barragem Dona Josefa terá a capacidade de abastecer a Capital das Gincanas por um período aproximado de 60 dias sem nenhum tipo de captação adicional de água.
Além da evidente melhoria no abastecimento de água de Vera Cruz, o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Maiquel Aretz, destaca o potencial turístico e econômico que a barragem deve trazer para a região de Linha Andréas. Segundo ele, já há movimentação de interessados na criação de novos empreendimentos. Destaca ainda a composição do solo, adequada para esse tipo de reservatório. “Não é rochoso e nem deve provocar muitas perdas. Acredito que em outubro ou novembro já teremos intervenções mais visíveis por aqui.”
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.