Categories: Centro-Serra

Consórcio trabalha por criação de centro de especialidades médicas e telemedicina no Centro-Serra

Um centro de atendimento de especialidades e telemedicina deverá ser implantando no município de Sobradinho. O recurso do investimento será de R$ 1,5 milhão que será encaminhado pelo deputado federal Heitor Schuch. O projeto foi apresentando pelo vereador Jeferson Matana e pelo diretor do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, Vanoir Koehler. Durante entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1 na manhã desta quarta-feira, 10, Matana e Koehler ressaltaram que a inovação poderá mudar a realidade da Região Centro-Serra.

Conforme Koehler, a equipe do consórcio idealizou a instalação deste centro e buscou apoio do vereador Matana, pela ligação dele com Schuch. O deputado já apoiou projeto semelhante, em Santa Cruz do Sul. O diretor do consórcio destacou o esforço do vereador Matana, que segundo ele, buscou também o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região. “Vamos passar a ter 18 especialidades médicas, a fisioterapia e oftalmologia terá um centro especializado para fazer esse trabalho. Nós vamos ter, também, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, psiquiatria, neurologia, psicopediatria, pediatria, urologia, reumatologia, proctologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia e gastroenterologia, será um centro completo”, disse.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Administração assume fiscalização das medidas de prevenção à Covid-19

Publicidade

Foto: Gazeta da Serra/Raphael Capelari
Vereador Matana

Já há tratativas para contratação dos profissionais e o projeto será apresentado ao prefeito de Sobradinho Luiz Affonso Trevisan, para que el disponibilize a área para a construção do centro. Koehler salientou que já recebeu a ligação do prefeito de Passa Sete, Bertino Rech, que ofereceu uma área para que a unidade seja erguida, mas a intenção inicial é construir o centro em Sobradinho. Koeler frisou que com o valor repassado pelo deputado será possível montar uma boa estrutura.

Matana reforçou que esse centro envolverá toda a região Centro-Serra e representará grande crescimento. O vereador relatou que visitou os sindicatos da Regional Centro-Serra, já que o deputado Schuch destina recursos anualmente para as entidades, e os presidentes concordaram em reverter a verba que receberiam para acrescentar ao valor disponibilizado para a construção do centro de saúde. “O deputado Heitor vai destinar o recurso e os sindicatos destinarão suas emendas, que deveriam receber, para o centro”, disse.

O vereador ressaltou que agora o projeto será oficialmente apresentado para a Administração Municipal de Sobradinho a fim de buscar a disponibilização da área. Matana frisou que a obra precisa de um terreno com, no mínimo, 1.500 metros quadrados. O vereador projetou que o dinheiro seja disponibilizado até outubro deste ano e a partir disso a obra poderia iniciar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conselho e Secretaria de Educação se reúnem para discutir ações durante a pandemia

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.