Uma comitiva dos prefeitos do Consórcio Jacuí, que abrange a Região Centro-Serra, liderada pelo presidente Marciano Ravanello, de Arroio do Tigre, esteve nesta quarta-feira, 9 de março, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O grupo foi recebido pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, deputado Vilmar Zanchin. Na ocasião, foi protocolado o projeto de pavimentação de acessos asfálticos na região Centro-Serra, nos municípios ainda desprovidos de acessos asfálticos.
O projeto prevê a destinação de um percentual das receitas de ICMS para as quais concorrem os municípios consorciados, para um Fundo Regional de Desenvolvimento, de cujo controle e gestão o Estado participará obrigatoriamente. Estes recursos serão investidos na execução de projetos de infraestrutura asfáltica, cujas prioridades serão definidas e executadas na forma de gestão associada entre os municípios consorciados e o Estado.
LEIA TAMBÉM: Sebrae seleciona pequenos negócios da região para atendimento especializado gratuito
Publicidade
O projeto contempla o asfaltamento de sete trechos de estradas, num total de 180,1 quilômetros, com cronograma de 10 anos. Os trechos contemplados são: Lagoa Bonita a Passa Sete (7,3 quilômetros), já em andamento; Segredo a Lagoão (27,8 quilômetros); Linha Paleta – Arroio do Tigre a Tunas (22 quilômetros); Tunas a Jacuizinho (15,6 quilômetros); Estrela Velha a Pinhal Grande (34,8 quilômetros); Ibarama a Agudo (40,7 quilômetros) e Lagoa Bonita a Cerro Branco (31,9 quilômetros).
Falando em nome dos prefeitos dos municípios consorciados, Ravanello agradeceu o deputado Zanchin pela recepção do projeto e pelos encaminhamentos que serão dados, ressaltando que a parceria dos municípios com o Estado, na forma de gestão associada, é o melhor caminho para execução de obras de infraestrutura asfáltica, como forma de desenvolvimento regional.
LEIA TAMBÉM: Assembleia marca retomada de atividades do Grupo Escoteiro Aimoré
Publicidade
Na reunião, ficou definido que o deputado Zanchin agendará para os próximos dias uma reunião com o governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, com a participação de todos os prefeitos do Consórcio, para que sejam dados os demais encaminhamentos ao projeto.
Na audiência, que teve início às 14h30, na Assembleia Legislativa (sala Sarmento Leite), estiveram presentes ainda o deputado Adolfo Brito, os prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer; de Lagoão, Cirano de Camargo; de Segredo, Valdir Rodrigues; de Estrela Velha, Alexander de Castilhos; de Tunas, Paulo Reuter; de Lagoa Bonita do Sul, Luiz Fagundes; de Passa Sete, Maurício Ruoso; de Cerro Branco, Edson Lawall, e o secretário-executivo do Consórcio, Altemar Rech, além de assessores de deputados ligados à Frente Estadual de Defesa dos Consórcios Públicos.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO CENTRO-SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!