Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEMINÁRIO

Conservação do solo e a preservação da água são foco de evento em Vera Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Evento ontem reuniu produtores, estudantes e pessoas ligadas à agricultura familiar

Em 2010 a família Koehler, de Linha Andreas, Vera Cruz, foi procurada por um grupo de profissionais que tinha uma ideia inovadora para o município. Eles apresentaram o esboço do que viria a ser o Programa Protetor das Águas. O plano era preservar as nascentes e áreas de montante da fonte de abastecimento local, o Arroio Andreas. E deu certo.

LEIA MAIS: Seminário aborda o uso consciente da água na agricultura familiar

O caso de sucesso na defesa do arroio foi uma das atrações do 2º Seminário de Conservação de Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, realizado ontem no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz. O início da implantação do projeto, contudo, não foi fácil. Marcos e Matheus Koehler, pai e filho, contam que, auxiliando na divulgação da iniciativa, enfrentaram resistências: a cada dez procurados, apenas dois aceitavam participar. “Eles pensavam que perderiam parte da terra”, conta Marcos. Com o tempo e mais informações sobre o programa, mais pessoas foram aderindo, ao ponto de ter lista de espera atualmente. A expectativa é de que se chegue a cem participantes.

Publicidade

Além de ampliar a área preservada, o programa representa incremento de renda para os produtores e bons resultados para o meio ambiente. O agricultor familiar recorda que, em 1986, o arroio chegou a secar. “Agora, com toda estiagem que tivemos, não houve problemas. E isso é resultado do trabalho do programa.” Os produtores que têm interesse em participar do Protetor das Águas devem fazer cadastro com os gestores da iniciativa, que atuam também na Estação de Tratamento de Água, vinculada à Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito.

Além da questão direcionada à água, os Koehler orgulham-se de conseguir manter a produção de tabaco de forma orgânica. Um dos exemplos é a produção de mudas sobre brita e umidade, no lugar da água. “Assim evita muitas doenças na planta”, destaca Marcos. Da mesma forma, usam o método orgânico para o cultivo de amora preta, mel, morango, tomate e na criação de galinhas caipiras. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.