O Conselho Municipal do Idoso de Sobradinho esteve reunido nesta segunda-feira, 8, na Prefeitura, na primeira reunião ordinária do ano. A pauta do encontro abordou, principalmente, a violência contra os idosos. Segundo apresentando, os casos de abandono aumentaram durante a pandemia. Os conselheiros destacaram, ainda, que os idosos têm dificuldades em denunciar seus agressores, porque são, na maioria das vezes, familiares.
O Conselho irá criar um folder para divulgar informações importantes aos idosos, como: quais são os seus direitos, o que é obrigação da família, os tipos de violência contra os idosos – que não se restringem apenas a violência física, mas também psicológica -, o abandono, a negligência, o abuso financeiro, entre outros. Também foi definido que será buscada junto a Secretaria de Assistência Social, a disponibilização de um número de telefone exclusivo para denúncias de violência contra os idosos, bem como a destinação de um local e de um profissional capacitado para acolher e ouvir idosos que estejam sofrendo algum tipo de violência.
LEIA MAIS: Lei obriga síndicos a denunciarem casos de violência doméstica
Publicidade
O retorno das atividades presenciais para a terceira idade ocorrerá nesta quarta-feira, 10, das 8 horas às 9 horas, na Praça Cornedo Vicentino. Na ocasião, a coordenadora Marcia Dalmolin explicou que as aulas serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, neste mesmo horário e local, respeitando os protocolos de saúde. Também destacou que num primeiro momento essa retomada será de forma experimental e que as atividades podem voltar a ser remotas se houver avaliação de que não há condições de manter os cuidados adequados.
As atividades terão início em março. Os encontros irão ocorrer em cada localidade, de forma restrita, apenas para os seus integrantes, para não haver aglomerações. Ainda foi levantada a necessidade de um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades para os idosos que não participam de nenhum grupo.
LEIA MAIS: Projeto obriga condomínios a denunciar violência
Publicidade
O Conselho do Idoso é formado por 16 integrantes titulares e suplentes que representam a área governamental e as entidades da sociedade civil. A próxima reunião do órgão ficou marcada para o dia 7 de abril, às 8h30, na Prefeitura, quando será avaliado o andamento das atividades presenciais da terceira idade.
LEIA MAIS: Vacinação de idosos com mais de 85 anos pode começar na próxima semana
Publicidade
This website uses cookies.