O presidente interino do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul, Moacir José Fanfa, fez registro policial referente a comentário em publicação do Portal Gaz. Na veiculação do link da notícia sobre o interesse de erguer uma estátua de Exú no município, uma internauta associou a entidade religiosa ao diabo. De acordo com o registro policial, isso pode expor o povo de terreiro ao desprezo, ao ódio e à discriminação.
LEIA MAIS:
O projeto da estátua foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a contribuição cultural afro-brasileira, promovendo o respeito e a inclusão, sem causar impactos negativos no cotidiano da cidade. A proposta foi apresentada pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro, representado por Moa Fanfa, que afirmou, durante entrevista à Rádio Gazeta, que o objetivo é homenagear Exu, uma das figuras mais louvadas e, ao mesmo tempo, estigmatizadas das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.
Publicidade
O local sugerido para a instalação do monumento é o trevo do Gaúcho Diesel, um ponto estratégico e movimentado, que, segundo Moa, ajudará a fortalecer a identidade do Povo de Terreiro. Ele também comparou o tamanho da estátua de Exu, que terá aproximadamente 2,70 metros, com a de São Cristóvão, que está situada no Acesso Grasel.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.