Santa Cruz do Sul empossou, na manhã da última quinta-feira, 4, a primeira diretoria do Conselho Municipal do Povo de Terreiro. A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Município. O conselho é um órgão público consultivo, propositivo e fiscalizador, que tem entre suas atribuições desenvolver ações e estudos, propor medidas e políticas públicas voltadas para as comunidades do Povo do Terreiro da cidade – cultos de matriz africana e umbandistas.
A medida constitui um instrumento de reparação civilizatória, na busca da equidade socioeconômica, política, cultural e da eliminação de todos os tipos de discriminações a esta população. A prefeita Helena Hermany prestigiou a solenidade e destacou a importância da criação do conselho. “As religiões de matriz africana são um importante componente da nossa sociedade, representando a fé de muitas pessoas. É indispensável que esse grupo se estabeleça, como mais uma ferramenta para o combate ao preconceito religioso e para a defesa da liberdade de culto.”
LEIA TAMBÉM: Aplicação de multa a bar do Centro motiva criação de associação e protesto neste domingo
Publicidade
O presidente do Conselho, Leandro Santos, da Associação Centro Cultural Afro-Brasileiro Salve Jorge, considerou a posse uma grande vitória. “Santa Cruz do Sul hoje escreve uma nova história dentro das religiões de matriz africana, dentro da umbanda. É muito importante montar esse conselho, trazer as políticas públicas em vigor, levar o nosso trabalho de dentro do terreiro para fora, mostrando o quanto a gente trabalha dentro do social, da educação e da cultura.”
Integram ainda a diretoria Laone Emir Heinen, do Templo Escola de Umbanda Beira-Mar (vice-presidente) e Moacir José Fanfa, do Ilê Oluwa Irin (secretário-geral). O ato também contou com a presença da diretora do Departamento de Igualdade Racial do Governo do Rio Grande do Sul, Sanny Figueiredo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.