Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Conselho discute lei de incentivo a Fruticultura em Sinimbu

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário realizou na quarta-feira, dia, 5, uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. O foco do encontro foi a discussão da criação de uma lei para incentivar a implantação de projetos de fruticultura para os agricultores familiares de Sinimbu. A fruticultura é uma boa alternativa para a diversificação das propriedades agrícolas familiares com o objetivo de geração de oportunidades de trabalho e de renda.

Segundo o escritório local da Emater-Ascar/RS, as características de relevo, solo e clima do município apontam para um grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura. “O relevo do município é bastante acentuado, exigindo a menor revolvimento do solo possível, sendo mais recomendado o cultivo de espécies perenes, como, por exemplo, a fruticultura”, explica o engenheiro agrônomo Gustavo Ayres.

Além disso, o relevo do município também varia desce cerca de 60 metros na sede do município e que chega a mais de 600 metros de altitude na região da Serra. Isso possibilita o cultivo de espécies frutíferas tropicais, como de banana, e uma de variedades de espécies frutíferas de clima temperado, como o pêssego, uva e outras.

Publicidade

A proposta de criação do Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura tem como o objetivo a implantação de unidades demonstrativas em fruticultura, através do subsídio de 50% dos custos gerais de implantação e manejo inicial de pomares, bem como proporcionar momentos de formação aos agricultores beneficiários do projeto. Em breve, o projeto de lei está sendo finalizado e será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação.

Segundo o secretário de Administração, Vanderlei Fredrich, o projeto será um incentivo para os interessados em aderir à produção de frutas. “Na gestão passada, quanto estive à frente da Secretaria da Agricultura, incentivamos e implantamos diversas áreas demonstrativas no município, em parceria com associações e com técnicos do setor e a Emater. Onde ficou provado que o município mostrou ter condições para investir no setor. Mas faltava uma lei para oportunizar a viabilidade deste programa”, observou. “Agora, com a decisão da administração municipal em discutir em conjunto com o Conselho Municipal da Agricultura, irá contribuir para a consolidação do programa de fruticultura no município”, citou.

O prefeito Clairton Wegmann destaca a grande oportunidade que está se criando para os agricultores. “Tenho um compromisso forte com o setor da agricultura. E com esta lei que encaminharemos para aprovação na Câmara de Vereadores, os produtores interessados em investir nesta área terão o apoio da nossa administração”, observou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.