Santa Cruz do Sul

Conselheiros da Agerst vistoriam obra da nova Estação de Tratamento de Água

Com previsão de ser inaugurada em julho deste ano, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) passou por uma vistoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst). Em visita técnica, os conselheiros acompanharam o andamento dos trabalhos executados pela Corsan/Aegea. Com investimento previsto de R$ 52 milhões, a estrutura fica na Rua Bruno Agnes, Bairro Bom Jesus.

“A nova ETA vai duplicar a produção de água tratada em Santa Cruz e a partir de julho já inicia uma fase de testes, por um período de três a quatro meses, para daí sim começar a produzir definitivamente”, ressalta o presidente da agência, Astor Grüner. Segundo ele, a água da nova ETA será recalcada para a estação de tratamento dos reservatórios da Rua da Pedreira. Grüner elogiou a evolução dos trabalhos.

LEIA TAMBÉM: Amvarp discutirá com o governo do Estado a regularização de acessos à RSC-287

Publicidade

A obra da nova ETA faz parte de um conjunto de melhorias no sistema de abastecimento da cidade e é considerada estratégica para garantir mas segurança hídrica à população. A unidade está com 80% das obras concluídas, conforme informado pela Corsan, e terá capacidade para tratar aproximadamente 250 litros de água por segundo.

Apesar da importância do projeto, há alguns meses, moradores relataram prejuízos como rachaduras em casas, buracos nas vias e calçadas, além de escorregamento de terra em terrenos perto do canteiro de obras – incluindo o comprometimento de muros e estruturas de contenção.

A movimentação constante de veículos pesados também tem gerado insegurança para pedestres e crianças que circulam pelas ruas do entorno. Essa situação é acompanhada pelo Ministério Público, e um inquérito civil está em andamento. A Agerst também monitora o caso.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber