Categories: Esportes

Conmebol anuncia Libertadores de fevereiro a novembro em 2017

Uma reunião realizada nesta terça-feira, 27, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, definiu uma alteração significativa para a Copa Libertadores em 2017. A competição passará a ter 42 semanas ao invés de 27 e será de fevereiro a novembro. Haverá um aumento de quatro vagas: 42 clubes disputarão o torneio, contabilizando a fase preliminar. A distribuição por país vai acontecer em um congresso daqui a três semanas. Um anúncio que gerou controvérsia diante da viabilidade foi que a final seria em jogo único em sede neutra, à exemplo do que acontece na Europa.

Uma outra novidade é que dez equipes que não avançarão às oitavas de final da Copa Libertadores terão vaga direta na Copa Sul-Americana, que será realizada de junho a dezembro. Os campeões de cada torneio terão vaga garantida na Libertadores. A Conmebol informou através de um comunicado que as mudanças são resultado de um estudo técnico que visam impulsionar o desempenho esportivo do futebol sul-americano, a harmonização dos calendários de cada país e a sustentabilidade dos clubes do continente.

Com as alterações, a CBF será forçada a reorganizar o modelo da Copa do Brasil. Atualmente, os times brasileiros que disputam a Libertadores entram diretamente nas oitavas da competição nacional depois que o torneio continental chega ao fim. Com a mudança, a tendência é que a Copa do Brasil precise ser organizada em um formato parecido ao que foi adotado até 2012, sem os times da Libertadores.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.