ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conheça seis golpes financeiros comuns e como fugir deles

Pessoas prontas para darem golpes sempre existiram e as formas que eles encontram para extorquir dinheiro de outras pessoas evoluem constantemente. Se analisarmos o passado recente, há casos de cheques falsos, pirâmides financeiras, golpes de bilhetes sorteados, ligações fingindo sequestros e por aí vai. Mas, com o aparecimento das novas tecnologias os golpes também ficaram mais sofisticados, o que aumenta potencialmente as chances de qualquer pessoa ser enganada.

Atualmente, são muitas as tecnologias que deixam as pessoas vulneráveis a esses tipos de golpes. Um destaque são as redes sociais, afinal, é onde mais facilmente os bandidos conseguem criar identidades falsas para se passar por outras pessoas. Nesse sentido, a orientação é sempre manter o bom senso e utilizar todos os recursos possíveis, como habilitar o duplo fator de autenticação em todos os aplicativos, desconfiar de grandes vantagens e promoções e não enviar informações pessoais pelas redes sociais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

Publicidade

Já se tornou comum utilizar o WhatsApp, criando um número qualquer com uma foto do usuário para se passar por ele. Com isso, é possível fazer o pedido de empréstimo de dinheiro para a rede de contatos da pessoa. Outra ferramenta que vem facilitando a vida dos bandidos é o PIX. Após pouco tempo de uso, já surgiram diversas estratégias de golpes registradas utilizando essa ferramenta. Assim, é importante redobrar a atenção.

Confira os seis golpes financeiros mais comuns: 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta