A eleição para a nova gestão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) está prevista para 27 de fevereiro, faltando definir se terá um formato presencial ou virtual. As três chapas concorrentes já estão em campanha. O próximo ano será desafiador para o eleito por causa do processo de retomada das atividades nas entidades tradicionalistas.
Silvania Affonso, atual coordenadora da 21ª Região Tradicionalista, será a candidata da chapa Um novo sentido para o tradicionalismo, apoiada por Gilda Galeazzi. A primeira mulher a ser presidente da entidade não tentará a reeleição por estar com problemas de saúde – uma arritmia cardíaca. O ex-presidente Manoelito Savaris concorre pela chapa Pelos laços da tradição. Atual coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Fabiano Vencato é candidato na chapa Juntos somos mais MTG.
LEIA MAIS: Exposição em Santa Cruz vai marcar os 35 anos do Enart
Publicidade
Fabiano Vencato – Juntos somos mais MTG
Nascido em Porto Alegre, Vencato é administrador de empresas e especializado em Gestão de Pessoas e Liderança Coach. Tem 43 anos, mora em Canoas, é casado e tem uma filha. Pertence à entidade Grupo de Artes Gaúchas Piazitos do Sul. Participa do Movimento Tradicionalista Gaúcho desde 1992 e esteve em grupos de danças até 1999. Foi autor da proposição que retirou a obrigatoriedade da declamação para as categorias peão e guri farroupilha, tornando-a de livre escolha, no Entrevero Estadual de Peões, nas fases regionais e estadual, aprovada em julho de 2014, na 79ª Convenção Tradicionalista, em Caxias do Sul. Também é autor dos Festejos Farroupilhas 2015, com o tema O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural, aprovado em janeiro de 2015, no 63° Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Uruguaiana.
Propostas
Vencato promete trabalhar com quatro pilares fundamentais: transparência, renovação, democracia e interiorização. Ele quer total transparência nos processos avaliativos e uma administração que possa dar visibilidade a todos os processos. A ideia de renovação vem do fato de 80% dos membros da chapa nunca terem ocupado cargo no MTG. Sobre democracia, a intenção é fazer com que cada tradicionalista possa enxergar-se no conselho. A interiorização é um projeto para levar processos administrativos às regiões para evitar custos em deslocamentos à Capital.
Publicidade
Vencato salienta que 2021 será um ano de muitos desafios, com um primeiro semestre de organização administrativa para uma possível retomada dos eventos no segundo semestre, quando uma boa parcela da população deverá estar vacinada. Para reforçar o caixa, o candidato afirma ter um projeto para captar recursos na iniciativa privada, em cinco macrorregiões. A intenção é transformar as entidades tradicionalistas em pontos turísticos para fomentar recursos o ano todo, por meio de shows, gastronomia, atividades campeiras e artesanatos locais. As vendas de produtos com a marca MTG também são um plano a ser colocado em prática, como uma nova forma de arrecadação.
A 5ª Região Tradicionalista está representada na chapa por Jacson Fabiano Franco, candidato ao Conselho Diretor. Ele já foi da Comissão de Danças Gaúchas de Salão do Enart e diretor artístico da 5ª RT, além de diretor artístico da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS).
Os integrantes
Presidente: Fabiano Vencato
Vice-presidente de Administração e Finanças: Sérgio Fassbinder
Vice-presidente Artístico: Guilherme Bohrer Gonçalves
Vice-presidente Campeiro: Valnei Pereira
Vice-presidente de Cultura: Maria Anita Madruga Garcia
Vice-presidente de Esportes: Samuel Moura Viegas
Publicidade
LEIA MAIS: Espaço Memórias do Enart está aberto à visitação em Santa Cruz
Manoelito Carlos Savaris – Pelos laços da tradição
Savaris tem 65 anos e nasceu em Guaporé. Hoje reside em Caxias do Sul. É casado, tem três filhos e dois netos. É formado em História e tenente-coronel da reserva na Brigada Militar. Já foi presidente do MTG em sete gestões, da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Publicou quatro livros sobre história e tradicionalismo.
Publicidade
Para ele, os principais valores da chapa são simplicidade, tradicionalidade e voluntariado. Os princípios fundamentais da gestão, segundo ele, serão respeito com todos, para todos, com as normas e as opções de cada um; transparência como regra básica para quem administra o que não lhe pertence; honestidade como espelho da verdade, seja na administração ou nas relações com as pessoas e entidades; e dedicação ao gerenciar o MTG como tarefa mais importante.
Propostas
Atender aos anseios das entidades tradicionalistas; criar um setor para apoio técnico e jurídico, com profissional contratado; fortalecer e valorizar as coordenadorias regionais; manter a autonomia do MTG diante das demais instituições e órgãos governamentais. A chapa promete a desvinculação de ideologias político-partidárias; criar um setor (departamento) que congregue as pessoas que se dedicam ao ensino das danças gaúchas (salão, tradicionais e chula), com o fim de criar canais produtivos entre a instituição e as pessoas que atuam nessas áreas; reorganizar as finanças do MTG, destinando às coordenadorias regionais 50% do valor arrecadado com anuidades pagas pelas entidades; definir com clareza as competências para os colegiados de conselheiros beneméritos e de coordenadores regionais.
Regulamentar as eleições para o Conselho Diretor e Diretoria do MTG, de forma descentralizada, nas regiões tradicionalistas, desvinculando o Congresso Tradicionalista da Assembleia Geral Eletiva.
Publicidade
Também pretende definir critérios racionais para a constituição de entidades tradicionalistas, com o fim de evitar o enfraquecimento das existentes; realizar uma campanha social para estimular a ampliação dos quadros sociais dos CTGs. Mostrar à sociedade as principais virtudes, sobretudo a de oferecer um ambiente apropriado para a convivência pacífica entre as gerações e recuperar a Fundação Cultural Gaúcha, para que cumpra os objetivos que levaram à sua criação em 1980.
Os integrantes
Presidente: Manoelito Carlos Savaris
Vice-presidente de Administração e Finanças: Ilva Maria Borba Goulart
Vice-presidente Artístico: Madeline Zancanaro
Vice-presidente Campeiro: José Nicanor Castilhos de Oliveira
Vice-presidente de Cultura: Renata de Cássia Pletz
Vice-presidente de Esportes: Claudemir Bresolin
LEIA MAIS: Espaço Memórias do Enart está aberto à visitação em Santa Cruz
Silvania Zart Valle Affonso – Um novo sentido para o tradicionalismo
Nascida em Jaguarão, onde mora até hoje, Silvania é pecuarista e formada em Pedagogia, tem 47 anos, é casada, mãe de quatro filhos e avó de um neto. Desde a década de 1990, atuou em entidades de Jaguarão como diretora artística e cultural e como integrante do conselho fiscal e coordenadora da 21a Região Tradicionalista. Foi patroa do piquete Raízes da Fronteira nos anos de 2014 e 2015. No primeiro ano, a entidade teve uma prenda regional, chuleadores na final do Enart e grupo de danças na inter-regional do Enart.
Propostas
O grupo promete a criação de assessoria contábil, administrativa, jurídica, para projetos sociais e culturais, captação, comunicação e eventos para apoiar as regiões tradicionalistas na execução de suas atividades e desenvolvimento das entidades; criação de uma forçatarefa para regularização das RTs e entidades, buscando a unificação do sistema contábil entre o MTG e RTs, para trazer maior transparência, agilidade e praticidade para o setor financeiro.
Desenvolvimento de projeto em parceria com as RTs para a efetivação do cartão tradicionalista como cartão de vantagens; criação de aplicativo para atender a demandas das RTs; manter e ampliar parcerias com instituições públicas e privadas; apoio aos eventos de diversas áreas por meio das vice-presidências; curso preparatório de peões e prendas no modo EAD e presencial; implantação de cursos remotos para todas as áreas.
Ampliar a acessibilidade dos materiais do MTG por meio de audiodescrição, libras, podcasts e webinários, além da digitalização de obras indicadas para o Entrevero de Peões e Ciranda de Prendas, bem como revisão e atualização da coletânea tradicionalista; fortalecimento e ampliação do Departamento de Inclusão e fortalecimento do Departamento de Bem-Estar Animal.
Implementação do Departamento de Instrutores de Dança; incentivo à criação do Departamento de Esportes em todas as entidades para consolidação do Enecamp e interiorização do MTG para aumentar a proximidade com as entidades, a fim de promover uma construção coletiva do tradicionalismo.
Os integrantes
Presidente: Silvania Affonso
Vice-presidente de Administração e Finanças: Mirelle Hugo
Vice-presidente Artístico: Adroaldo Ferreira “Kalunga”
Vice-presidente Campeiro: Adriano Pacheco
Vice-presidente de Cultura: Alessandra Mota
Vice-presidente de Esportes: Paulo Vargas
LEIA TAMBÉM: MTG confirma cancelamento do Enart 2020
This website uses cookies.