Cultura e Lazer

Conheça os membros da comissão responsável pela organização da Feira do Livro

Todos os anos, os santa-cruzenses e os visitantes que vêm de variados municípios da região podem aproveitar as diversas atrações e comprar livros na maior festa literária do Vale do Rio Pardo. Em sua 34ª edição, a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul é realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Prefeitura. 

Neste ano, a Feira tem o slogan “Leitura: Mãe do conhecimento”. É com essa temática que o evento objetiva fazer com que a família se faça presente nos aprendizados e no momento de maior intimidade com a literatura, exercendo, junto da escola, papel fundamental para a criação de novos leitores. 
O diretor da unidade do Sesc de Santa Cruz, Fabrício Gianezini, afirma que a Feira conta com uma grade cultural intensa de atividades. “As escolas e a comunidade de Santa Cruz e da região utilizam a Feira do Livro como uma forma de lazer.” 

LEIA TAMBÉM: Marô Barbieri se encontra com os leitores na Praça Getúlio Vargas

Publicidade

Gianezini tem 38 anos, é graduado em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pós-graduado em Gestão Profissional do Futebol e especialista em Gestão Profissional do Futebol e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). Atuou como assessor de Marketing Esportivo por oito anos na Unisc e mantém vínculo com o Sesc/RS há 11 anos, trabalhando como técnico em Esporte e Lazer em Santa Cruz, coordenador técnico de Esporte e Lazer do Sesc/RS, gerente da unidade operacional em Livramento e diretor da unidade operacional Sesc Protásio Alves e Hotel Porto Alegre.

O profissional assumiu a diretoria do Sesc Santa Cruz em abril e agora tem a responsabilidade de estar à frente de um dos principais eventos promovidos pela instituição. Ele observa que a cidade possui grande intimidade com a literatura. “É um município muito desenvolvido e temos comissões que fazem com que possamos fortalecer isso cada vez mais”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Gaz na Feira: 9 livros com preços acessíveis para comprar e não se arrepender

Publicidade

Para quem circula pela Feira do Livro e precisa de alguma informação, ela é a mais indicada para ajudar. A agente cultural do Sesc e atual coordenadora da Feira, Lisiane Camargo, está envolvida diretamente com o evento há alguns anos e é uma das principais responsáveis por fazer tudo acontecer.

Lisi, como é chamada por todos os que atuam junto dela, na praça, comenta que a Feira do Livro deste ano é marcada por espaços especiais para que os visitantes se sintam acolhidos, além de ampla programação para todos os públicos. “Muita narração de histórias, encontro com escritores, teatro, música, dança, também momentos para bate-papos entre autores e diversos lançamentos de livros. Além de um acervo diversificado para comercialização nas bancas”, observa. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com a personalidade incentivadora da leitura da 34ª Feira do Livro

Publicidade

Lisiane adianta que neste domingo, em que se comemora o Dia das Mães, haverá uma programação especial para toda a família. “O grupo Bah! Quadrinhos vai estar interagindo, também terá show de mágica e à noite um show musical especial para as mães, que é o Samba Delas. O show foi pensado para que o filho traga a mãe para curtir esse momento especial na Feira do Livro.”

Os integrantes

Ao lado de Fabrício Gianezini e de Lisiane Camargo, integram a comissão organizadora da Feira do Livro a professora Sonia Dettenborn Luz, a escritora e contadora de histórias Léla Mayer, o biblioteconomista Jair Teves, o coordenador da Secretaria da Cultura de Santa Cruz, Dinho Barbosa; Andrei Marcel Mendes Barboza, pela Secretaria Municipal de Educação; a professora Mariele Henn Heck; Margareth Carvalho Rodrigues, assessora pedagógica e cultural na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e Bruno Seidel, profissional da Comunicação. Esse grupo costuma realizar encontros periódicos ao longo de todo o ano a fim de, mal concluída uma das edições do evento, já iniciar os preparativos para a próxima.

LEIA TAMBÉM: Palavra do leitor: incentivo à leitura através de doações

Publicidade

Programação Feira do Livro

Sexta-feira, 12/05 – Educação Infantil e anos iniciais

  • 14 horas – Encontro com o escritor Mário Pirata (Local: palco principal)
  • 15 horas – Encontro com a Personalidade Incentivadora da Leitura Lígia Hertzer (Local: palco principal)
  • 15h30 – Apresentação cultural de escolas (Local: palco principal)
  • 16 horas – Narração de histórias: “Viagem de Trem”, com a escritora Valquíria Ayres Garcia (FAC – Publicações)
  • 17h30 – Bate-papo “Fotos e Versos”, com a Personalidade Incentivadora da Leitura Lígia Hertzer (Local: Espaço Café Dona Boleira Arte e Sabor – junto à Feira)
  • 19 horas – Palestra com o escritor Mário Pirata: “Encantorias do imaginário – Para que servem a arte e a alegria” (Público-alvo: professores, estudantes a partir do Ensino Médio e público geral. Local: palco principal)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.