Foram apresentados nesta quinta-feira, 15, durante evento na Proeza Beer, os 24 filmes selecionados para o 5° Festival Santa Cruz de Cinema. A maior mostra competitiva da região recebeu a inscrição de 544 filmes para concorrer ao troféu Tipuana em diversas categorias. Uma turma de 12 a 15 profissionais do cinema nacional, como professores e produtores, realizaram a curadoria das obras.
Das 24 produções apresentadas, 18 fazem parte da mostra nacional e vão concorrer a premiações em 12 categorias. As outras seis compõem a mostra Olhares Daqui, que aceita apenas produções gaúchas, de Santa Cruz ou de acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento ocorre entre os dias 24 e 28 de outubro, no auditório central da Unisc.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema tem 544 filmes inscritos
Publicidade
LEIA MAIS: Festival Santa Cruz de Cinema: um evento que ingressa no cenário nacional
Os 18 finalistas irão concorrer ao Troféu Tipuana nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Som.
LEIA TAMBÉM: Órfã retorna para apavorar a família Albright (e o público)
Publicidade
Segundo um dos organizadores, Diego Tafarel, o festival vai ser uma grande celebração da cultura brasileira, da arte e do cinema. “A seleção dos filmes está maravilhosa, temos filmes de diversos lugares do país. Quando as pessoas assistirem os filmes vai ser uma surpresa extremamente positiva”. Ainda de acordo com Tafarel, o festival já é enxergado por todos cineastas do Brasil. “O festival não para de crescer. Santa Cruz está cada vez mais nesse cenário. A intenção é consolidar a cidade como um polo do audiovisual. Santa Cruz está virando uma nova casa do cinema brasileiro”.
Além do evento em si, a organização promove, ao longo do ano, diversas atividades relacionadas ao cinema, como oficinas, debates e exibições. O festival será realizado presencialmente entre os dias 24 e 28 de outubro. Já a revelação dos 18 vencedores ocorre em cerimônia oficial no último dia, às 19 horas.
LEIA TAMBÉM: XI Mostra Em Cartaz apresenta 12 filmes produzidos por alunos da Unisc
Publicidade
Também organizadora, a gerente do Sesc/RS Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, Roberta Corrêa Pereira, disse que chegar à quinta edição do festival é um sonho que está se tornando realidade. Ela recordou que a ideia surgiu a partir de um encontro despretensioso em uma cafeteria da cidade e se desenvolveu a partir de muito trabalho, empenho e parcerias. “A nossa expectativa é muito grande para receber de novo a plateia e mostrar todos esses filmes.” Ela reforçou ainda que a entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada para participar e prestigiar os trabalhos exibidos.
Além da proposta de reconhecer e incentivar a produção audiovisual brasileira, o Festival Santa Cruz de Cinema tem como objetivo formar plateias. Para tanto, conforme explica o professor Rudinei Kopp, a organização convidou várias escolas da região para que levem turmas. Além de assistir aos filmes, os alunos poderão conversar com os produtores e aprender sobre como desenvolver um olhar crítico para o cinema. “Esse objetivo crescendo e se tornando uma realidade, como já estamos percebendo, fará uma diferença muito grande”, afirma.
LEIA TAMBÉM: “Foi uma grata surpresa”, diz diretor de filme produzido na Unisc e premiado em Gramado
Publicidade
Kopp salientou ainda a importância da Lei Aldyr Blanc e outras leis de incentivo à cultura para a produção audiovisual, sobretudo nos municípios do interior onde é mais difícil obter apoio e patrocínio. “Na curadoria final, que envolveu de 50 a 60 filmes, praticamente todos têm alguma forma de financiamento via leis de incentivo”, disse. “Isso mostra que essas leis fazem a diferença e que esses recursos realmente chegam aos locais menos assistidos.”
O 5º Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio de JTI, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Gazeta Grupo de Comunicações, Proeza Beer, Brás 1532, Gaveta Bar e Brasserie Chef Davi.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.