Foram anunciados na noite desta terça-feira, 9, os filmes selecionados para concorrer ao Troféu Tipuana, na 4ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. No evento, realizado no pátio da Proeza e que teve transmissão ao vivo pelo Facebook do Portal Gaz, foram conhecidos os 18 curtas-metragens nacionais que integram a Mostra Competitiva e as cinco obras locais que estarão na Mostra Olhares Daqui.
Em 2021, o festival recebeu inscrições de 682 filmes, de realizadores de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Todos os curtas são assistidos pelos curadores do evento, que selecionam aqueles que integram a Mostra Competitiva. Os curta-metragens selecionados vão concorrem ao Troféu Tipuana em diversas categorias. O evento acontece de forma híbrida entre 29 de novembro e 3 de dezembro.
LEIA MAIS: VÍDEO: veja como foi o anúncio dos filmes selecionados para o Festival de Cinema
Publicidade
O homenageado desta edição, como já anunciado anteriormente, é o ator Matheus Nachtergaele, ganhador de diversos prêmios de atuação e conhecido pelos papeis no cinema nacional em filmes como O que é isso companheiro?, Central do Brasil, Cidade de Deus, O Auto da Compadecida e Cabras da Peste. No evento dessa terça-feira, 9, a organização do Festival anunciou o agraciado com o Prêmio Tuio Becker, que contempla personalidades relevantes para o cinema nacional. Nesta edição, o homenageado será o ilustrador José Luiz Benicio. Nascido em Rio Pardo em 1936, ele iniciou sua carreira aos 16 anos, como aprendiz de desenhista, e hoje é reconhecido como um dos maiores nomes da ilustração brasileira.
O 4º Festival Santa Cruz de Cinema tem realização do Sesc Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Cursos de Comunicação Social, e Pé de Coelho Filmes. O patrocínio é da JTI, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e tem apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Amigos do Cinema, Heilige, Proeza, Hbier, Legend Music Bar, Gaveta e Seasc.
Confira a Seleção Oficial do 4º Festival Santa Cruz de Cinema:
Mostra Nacional
Publicidade
- Obras gaúchas
- Entre, de Bruno Gissoni
- Florêncio Guerra e seu cavalo, de Guilherme Suman
- Desvirtude, de Gautier Lee
- Eu não sou um robô, de Gabriela Lamas
- Review, de Tyrell Spancer
- Desencanto, de Richard Tavares
- Obras nacionais
- Copacabana Madureira, de Leonardo Martinelli (RJ)
- Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho (PE)
- Ser feliz no vão, de Lucas H. Rossi dos Santos (RJ)
- Stone Heart, de Humberto Rodrigues (AM)
- Seremos ouvidas, de Larissa Nepomuceno (PR)
- O amor é um cão do inferno, de Sacha Bali (RJ)
- Gosta de poesia?, de Eduardo Mattos (SP)
- Fica bem, de Klaus Hastenreiter (BA)
- Você tem olhos tristes, de Diogo Leite (SP)
- 25 anos sem asfalto, de Fabi Andrade (SP)
- A Destruição do Plante Live, de Marcus Curvello (BA)
- Dois Riachões: Cacau e liberdade, de Patrícia Moll e Fellipe Abreu (SP)
- Mostra Olhares Daqui
- Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius
- Não há ninguém perto de você, de Victor Castilhos
- Enquanto eu respirar, de Thiago Beckencamp
- O teto das ruas, de Felipe Müller e Luís Alexandre
- Paraiso para duas, de Gianne Vianna
LEIA MAIS: Festival de Cinema anuncia nesta terça os filmes selecionados
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade