Esta quinta-feira, 26, é o último dia para conferir os curtas-metragens da Mostra Olhares Daqui e da Mostra Competitiva Nacional do 6º Festival Santa Cruz de Cinema. Após duas primeiras sessões de sucesso, a terceira exibição de filmes locais e nacionais começa às 19 horas no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A entrada é gratuita.
Para o último dia, serão exibidos sete curtas, três filmes realizados em terras gaúchas e os demais produzidos no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Pernambuco. Após a mostra, os realizadores dos filmes vão conversar com a plateia. E, para encerrar a noite, a celebração à sétima arte continua no Brás 1532, na Rua Marechal Floriano, 399, com show do Gustavo Acioli e Bako Lopes.
LEIA MAIS: Curtas da segunda noite do Festival Santa Cruz de Cinema agradam ao público
Publicidade
O 6º Festival Santa Cruz de Cinema termina nesta sexta-feira, 27. Também no auditório central da Unisc, a partir das 19 horas, serão entregues as premiações das 13 categorias da mostra competitiva, além da entrega das homenagens. Neste ano, o Prêmio Tuio Becker vai ao ator Thiago Lacerda, enquanto a homenageada será a atriz Hermila Guedes.
Conheça os curtas desta quinta-feira, 26
Existe ou Resiste, de Vitz Almeida (Mostra Olhares Daqui)
O teatro em Santa Cruz do Sul é o tema central da obra. A relação entre a arte e a cidade apresentou altos e baixos até se consolidar, com dias de glória e também de resistência. Porém, a pandemia do coronavírus acabou por forçar as cortinas dos espetáculos a se fecharem. E agora atores, atrizes, diretores e entusiastas da cena teatral santa-cruzense lidam com as consequências do tempo longe dos palcos e lutam para restabelecer o teatro como parte ativa da cultura local.
Chove Lá Fora, de Mirela Kruel (RS)
Filmado em Caxias do Sul, o curta narra a história de um motoboy que, em uma noite chuvosa, recebe uma proposta inusitada durante uma entrega: acompanhar um homem solitário e deprimido no jantar. Para isso, receberá dinheiro. São dois diferentes mundos que se encontram, e a chuva que cai.
Publicidade
Ernesto, de Fernanda Roque (MG)
Ganhador do prêmio de melhor curta de animação no Festival Goiânia Mostra Curtas, Ernesto está centrado em um homem que ganhava a vida escrevendo sobre a morte. Porém, o destino acabou com sua zona de conforto, levando esse velho redator de obituários a investigar o próprio nascimento. Ao longo da viagem, o sentimento de solitude se transforma em liberdade. Entre muitas dúvidas, resta a certeza de que fazer terapia é uma enorme perda de tempo.
Dinho, de Leo Tabosa (PE)
Na véspera de natal, o personagem-título lida com o retorno de sua mãe ausente, que o abandonou com a tia no interior para viver no Recife com o novo marido, e a partida de seu melhor amigo, que estuda em Fortaleza. O curta participou da primeira mostra competitiva do 10º Recifest.
Rasgão, de Victor di Marco e Márcio Picoli (RS)
Presente no 52º Festival de Cinema de Gramado e no 34º Festival de Internacional de Curtas de São Paulo, o curta de 10 minutos tem uma trama do outro mundo. Literalmente: em 2022, P3RFEIT0 é enviado ao planeta Terra em uma missão interestelar para entender o porquê de algumas pessoas estarem tentando fugir do planeta. Ao chegar no Brasil, ele entende os motivos.
Publicidade
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RJ)
Na trama conta-se a história de um pássaro chamado Memória, que esqueceu como voltar para casa. Uma mulher tenta encontrá-lo nas ruas, mas a cidade pode ser um lugar hostil. O curta foi exibido no 51º Festival de Cinema de Gramado.
Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
Exibido na 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e no 30º Festival de Cinema de Vitória, o curta acompanha Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão. O filme também esteve presente no Festival de Cinema de Gramado 2023.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!