Geral

Conheça os diferentes tipos de farinha e como adequar cada um na alimentação

Utilizada principalmente no preparo de bolos, pães e massas, a farinha faz parte do dia a dia de vários brasileiros. O insumo é obtido pela moagem da parte comestível de vegetais, grãos ou frutas, e oferece diversos nutrientes para o organismo.

Em uma visita ao supermercado, é possível perceber que existem diversos tipos de farinha, a variedade é tão grande que muitos consumidores ficam confusos para decidir qual se adequa mais a receita que irá preparar.

LEIA TAMBÉM: O poder do limão: benefícios nutricionais e para a saúde

Publicidade

Como escolher a farinha?

Juntamente com o acompanhamento de um profissional, é preciso saber qual o objetivo da alimentação a ser seguida. Se o foco é perder peso, farinhas com mais fibras devem ser as escolhidas, pois dão maior saciedade, fazendo que a pessoa fique satisfeita com uma quantidade menor. Além disso, é importante checar os nutrientes descritos na tabela nutricional de cada produto, para comparar qual tipo deste alimento se adequa mais a cada dieta.

Farinha de trigo

A mais tradicional no Brasil, é uma grande fonte de energia, conta com carboidratos, potássio e vitaminas do complexo B. É recomendada para as produções de bolos, pães e massas no geral. Com a textura fina e suave proporciona a consistência ideal para essas receitas. Infelizmente, pessoas com doença celíaca não podem ingerir essa opção, pois a farinha de trigo contém glúten e a ingestão pode interferir na absorção de nutrientes e provocar reações no trato digestivo.

Farinha de milho

Como alternativa para os celíacos, a farinha de milho não contém glúten, tem mais fibra que a de trigo e conta com vitamina A, que ajuda na saúde dos olhos. Pela quantidade de fibra, auxilia no controle da saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Pode ser usada em cuscuz, polenta, farofa e outras preparações salgadas.

Publicidade

Farinha de mandioca

Também muito utilizada pelos brasileiros, a farinha de mandioca tem uma quantidade de carboidratos, fibras e vitamina C. É vendida nas opções fina e grossa, de acordo com a necessidade de cada receita. Pode ser utilizada no preparo de tortas, bolos e farofa. Sua textura deixa o prato crocante e proporciona sabor único.

Farinha de aveia

A farinha de aveia é um tipo versátil e saudável, já que possui fibras e ajuda a diminuir o colesterol no sangue. Para quem optar por esta variação, é importante tomar cuidado ao adicionar outros ingredientes, pois é preciso ter um equilíbrio em relação à quantidade de gordura utilizada, para que a receita fique na consistência ideal. Pode ser usada em panquecas, mingau, bolo e massas. Muitas pessoas também utilizam na forma pura para comer com frutas. É comercializada com flocos finos ou grossos.

Farinha de arroz

Encontrada com facilidade e preço acessível, a farinha de arroz não contém glúten, tem fibras, é considerada fonte de energia e tem baixo índice glicêmico. Além disso, auxilia na saúde do coração e no funcionamento do intestino. Pode ser usada em pães, mingaus, bolos e vitaminas.

Publicidade

Farinha de coco

Uma boa substituta para a farinha de trigo é a de coco, muito utilizada em receitas low carb, sendo uma ótima opção para dietas restritivas. Possui fibras, baixo teor de carboidratos e não contém glúten, ou seja, também é uma alternativa para portadores de doença celíaca. Ideal para bolos, pães, tortas e até bebidas.

Farinha de chia

Muito utilizada por vegetarianos e veganos, a farinha de chia substitui o ovo em diversas receitas. Além disso, auxilia no funcionamento do intestino, diminui a taxa de colesterol no organismo e ajuda na recuperação muscular. Com nutrientes antioxidantes como magnésio, potássio e fósforo, a farinha é ideal para bolos, pães, saladas e vitaminas. Também é utilizada no consumo de frutas.

Farinha de berinjela

Ideal para quem busca emagrecimento, a farinha de berinjela é rica em fibras, diminui o colesterol ruim e auxilia no controle de glicemia. Também ajuda na saúde da pele e dos olhos, pois conta com vitaminas A e C. Geralmente, é utilizada em tortas, vitaminas ou pratos salgados.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.