Elas

Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão

Na próxima semana a primavera se despede para dar as boas-vindas ao verão, que começa oficialmente aos 27 minutos do dia 22 de dezembro. Período de muito calor, muito sol e ideal para pegar uma praia e fazer programas ao ar livre, o verão é a época do ano de mais exposição do corpo aos raios do sol. Como consequência, algumas adaptações na rotina de cuidados com a pele são extremamente necessárias.

Segundo a dermatologista Carla Sibele Dopke, o verão favorece o surgimento de novas manchas, sardas e até rugas, principalmente nas áreas mais fotoexpostas, como face, colo e membros superiores. Ocorre também o ressecamento, provocado pelo aumento da transpiração devido ao calor, além, é claro, do bronzeamento/escurecimento da pele, devido à ação dos raios UVA e UVB.

LEIA TAMBÉM: Tratamento das varizes também pode ser feito no verão; entenda

Publicidade

Embora a recomendação de que o protetor solar não pode ser deixado de lado em qualquer época, é no verão que se deve ficar mais atento à proteção. Carla destaca que a radiação ultravioleta (UV) tem grande poder de penetração na pele. A exposição prolongada, portanto, é prejudicial, podendo ocasionar diversas complicações, como o câncer de pele.

Os raios UVA, que representam 95% da radiação emitida pelo sol, estão presentes mesmo em dias nublados ou chuvosos, penetrando profundamente na pele, e são responsáveis pelos sinais de envelhecimento cutâneo. Já os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele, causando as queimaduras. “Ambos são responsáveis pelo aumento do risco de câncer, por isso faz-se necessário o uso diário do protetor solar”, alerta.

LEIA TAMBÉM: Aos 30 anos, Rafaela Gewehr continua “fantástica” e brilha como modelo

Publicidade

Saiba mais

Proteção constante no verão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário de protetores solares traz uma série de benefícios à pele, como a prevenção de manchas solares, melasma, queimaduras, envelhecimento precoce, câncer da pele e o melanoma. Mas qual é o filtro ideal e como ele deve ser usado? Confira as dicas da dermatologista para manter-se protegido.

  • Primeiramente, deve-se levar em consideração o tipo de pele, se oleosa, mista ou seca.
  • Usar um protetor solar de amplo espectro – que proteja contra os raios UVA e UVB – diariamente, independentemente do clima.
  • Usar com FPS 30 ou mais, principalmente quando a pele for mais clara.
  • Reaplicar a cada duas ou três horas, ou após sudorese intensa ou contato com a água.
  • Evitar exposição solar entre 10 e 16 horas.
  • Associar barreiras físicas contra o sol – bonés, chapéus, óculos escuros e roupas UV.

LEIA TAMBÉM: Hora de desacelerar: saiba como fazer um day spa em casa

Cuidados extras

É inegável que o verão proporciona ótimos momentos ao ar livre, mas também é sabido que a exposição solar contínua, o contato com a piscina, o mar e o calor mais forte podem agredir a pele. Além do uso de protetores, tanto os físicos quanto os químicos, algumas atitudes podem garantir uma pele bonita e saudável, sem deixar de aproveitar o que de melhor a estação tem para oferecer:

Publicidade

  • Manter uma hidratação adequada durante o período de calor, consumindo água, sucos naturais e água de coco, por exemplo.
  • Manter uma alimentação saudável, leve e balanceada.
  • Reforçar o uso do filtro solar.
  • Usar roupas leves para facilitar a transpiração.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Redobrar os cuidados com as crianças e idosos.
  • Observar o surgimento de novas pintas ou manchas, ou alguma mudança nas já existentes. Caso apareçam alterações, procurar um dermatologista.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa