Na próxima semana a primavera se despede para dar as boas-vindas ao verão, que começa oficialmente aos 27 minutos do dia 22 de dezembro. Período de muito calor, muito sol e ideal para pegar uma praia e fazer programas ao ar livre, o verão é a época do ano de mais exposição do corpo aos raios do sol. Como consequência, algumas adaptações na rotina de cuidados com a pele são extremamente necessárias.
Segundo a dermatologista Carla Sibele Dopke, o verão favorece o surgimento de novas manchas, sardas e até rugas, principalmente nas áreas mais fotoexpostas, como face, colo e membros superiores. Ocorre também o ressecamento, provocado pelo aumento da transpiração devido ao calor, além, é claro, do bronzeamento/escurecimento da pele, devido à ação dos raios UVA e UVB.
LEIA TAMBÉM: Tratamento das varizes também pode ser feito no verão; entenda
Publicidade
Embora a recomendação de que o protetor solar não pode ser deixado de lado em qualquer época, é no verão que se deve ficar mais atento à proteção. Carla destaca que a radiação ultravioleta (UV) tem grande poder de penetração na pele. A exposição prolongada, portanto, é prejudicial, podendo ocasionar diversas complicações, como o câncer de pele.
Os raios UVA, que representam 95% da radiação emitida pelo sol, estão presentes mesmo em dias nublados ou chuvosos, penetrando profundamente na pele, e são responsáveis pelos sinais de envelhecimento cutâneo. Já os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele, causando as queimaduras. “Ambos são responsáveis pelo aumento do risco de câncer, por isso faz-se necessário o uso diário do protetor solar”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Aos 30 anos, Rafaela Gewehr continua “fantástica” e brilha como modelo
Publicidade
Saiba mais
Proteção constante no verão
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário de protetores solares traz uma série de benefícios à pele, como a prevenção de manchas solares, melasma, queimaduras, envelhecimento precoce, câncer da pele e o melanoma. Mas qual é o filtro ideal e como ele deve ser usado? Confira as dicas da dermatologista para manter-se protegido.
- Primeiramente, deve-se levar em consideração o tipo de pele, se oleosa, mista ou seca.
- Usar um protetor solar de amplo espectro – que proteja contra os raios UVA e UVB – diariamente, independentemente do clima.
- Usar com FPS 30 ou mais, principalmente quando a pele for mais clara.
- Reaplicar a cada duas ou três horas, ou após sudorese intensa ou contato com a água.
- Evitar exposição solar entre 10 e 16 horas.
- Associar barreiras físicas contra o sol – bonés, chapéus, óculos escuros e roupas UV.
LEIA TAMBÉM: Hora de desacelerar: saiba como fazer um day spa em casa
Cuidados extras
É inegável que o verão proporciona ótimos momentos ao ar livre, mas também é sabido que a exposição solar contínua, o contato com a piscina, o mar e o calor mais forte podem agredir a pele. Além do uso de protetores, tanto os físicos quanto os químicos, algumas atitudes podem garantir uma pele bonita e saudável, sem deixar de aproveitar o que de melhor a estação tem para oferecer:
Publicidade
- Manter uma hidratação adequada durante o período de calor, consumindo água, sucos naturais e água de coco, por exemplo.
- Manter uma alimentação saudável, leve e balanceada.
- Reforçar o uso do filtro solar.
- Usar roupas leves para facilitar a transpiração.
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
- Redobrar os cuidados com as crianças e idosos.
- Observar o surgimento de novas pintas ou manchas, ou alguma mudança nas já existentes. Caso apareçam alterações, procurar um dermatologista.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade