A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul teve um dia intenso de atividades nessa segunda-feira, 18. Começou pela manhã, com a audiência pública para tratar sobre a Lei Orçamentária Anual, seguindo com reunião extraordinária e a ordinária, além da que definiu os integrantes da mesa diretora para 2024. O plenário confirmou a expectativa de eleger Gerson Trevisan.
O tucano foi indicado pelo PSDB, mantendo o acordo pluripartidário de que o partido teria a presidência no quarto ano do atual mandato. Até essa segunda pela manhã, havia a possibilidade de uma segunda chapa, liderada pelo experiente Francisco Carlos Smidt (PSDB), que cogitou lançar seu nome, atendendo ao pedido de alguns colegas. No início da tarde, a informação foi descartada, mantendo a indicação prévia do diretório municipal do PSDB.
LEIA MAIS: Gerson Trevisan irá comandar a Câmara em 2024
Publicidade
Minutos antes da sessão, os vereadores reuniram-se para a confirmação dos nomes dos demais integrantes da mesa diretora. Jair Eich, líder da bancada do Progressistas, é o vice-presidente; Raul Fritsch, presidente do Republicanos, é o primeiro-secretário; e Professor Cleber, do União Brasil, é o segundo-secretário.
A chapa liderada por Trevisan teve aprovação de 16 vereadores, com abstenção de Alberto Heck (PT). Assim que se encerrou a votação, o petista desejou sucesso à gestão do tucano. A atual presidente, Bruna Molz (Republicanos), adiantou que, segundo o regimento da Casa, a chapa será empossada automaticamente, dia 1º de janeiro.
Servidor público estadual do quadro da Polícia Civil, Gerson Luís Trevisan é natural de Santa Cruz do Sul e ingressou na política em 1996, quando ficou na quarta suplência, com 297 votos. Em 2000 somou 562 votos e outra vez ficou como suplente. No pleito de 2004 mais uma vez ficou com suplência, com 580 votos, mas assumiu uma vaga na Câmara entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008.
Publicidade
No pleito de 2008 ficou novamente na segunda suplência do partido, quando fez 694 votos. Em 2012 conquistou uma cadeira titular pelo PSDB, com 1.002 votos. Reelegeu-se em 2016, com 1.225. Gerson Trevisan ainda foi secretário de Turismo e Cultura no mandato do prefeito José Alberto Wenzel e duas vezes líder de governo de Telmo Kirst. No pleito de 15 de novembro de 2020, conquistou seu terceiro mandato pelo PSDB, com 873 votos. Comandou a Câmara de Vereadores, na condição de vice-presidente, de 21 a 31 de dezembro de 2020, pelo falecimento de Telmo Kirst e o fato de o presidente Francisco Carlos Smidt ficar no cargo de prefeito nesse período.
Há praticamente 33 anos no PSDB, Gerson Trevisan será o quarto vereador a assumir a Câmara no atual mandato. Os antecessores foram Ilário Keller (PP) em 2021; Rodrigo Rabuske (PTB) em 2022; e Bruna Molz (Republicanos) neste ano.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.