Regional

Conheça o FabLab, um dos projetos que estão na cédula da Consulta Popular

A votação da Consulta Popular iniciou nessa segunda-feira, 14, e segue até o dia 23 de novembro. A finalidade da iniciativa é incluir projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023. Cada eleitor do Vale do Rio Pardo tem direito a um voto, mas os três projetos mais votados serão contemplados. As propostas abrangem diferentes áreas, de modo que o valor total da região, R$ 1,8 milhão, será dividido igualmente entre elas.

Um dos projetos que está na cédula de votação da Consulta Popular é a “Criação de um FabLab: laboratório aberto para acolher e transformar ideias em produtos”. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor de inovação e empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kirst, explicou que o espaço terá equipamentos, salas, ambientes e uma equipe técnica que vai auxiliar as pessoas a transformarem boas ideias em produtos.

LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular começa nesta segunda; saiba como participar

Publicidade

“O espaço vai permitir que as pessoas criem, de uma forma ágil e rápida, protótipos que podem, eventualmente, se tornar um produto que será comercializado. O que nós buscamos é a constituição desse ambiente que vai contar com capacitações e eventos de forma que a gente possa promover uma efetiva interação com a comunidade, além de uma cultura de inovação e de empreendedorismo”, ressalta Rafael.

Como vai funcionar?

De acordo com Rafael Kirst, o espaço físico já está disponível na universidade para a constituição do laboratório, o que permitiria uma otimização em relação aos investimentos dos valores obtidos pela Consulta Popular. A ideia é aproveitar o espaço já existente. “Ou seja, usar o que temos de equipamentos, qualificar a estrutura laboratorial já posta para, assim, destinar a maior parte possível dos recursos efetivamente para ações de ensino e com escolas”, pontuou.

LEIA MAIS: Confira a cédula de votação da Consulta Popular; escolha de projetos começou nessa segunda-feira

Publicidade

O objetivo do FabLab é a constituição de um único espaço que permita que startups ou empreendedores desenvolvam um protótipo ou produto que eles irão comercializar, com a presença do componente educacional. “É isso que dá a abrangência regional do projeto: podermos convidar escolas de diferentes municípios para visitar e desenvolver pequenos projetos no laboratório. A ideia é que ele seja aberto e que pessoas da comunidade possam utilizar a estrutura”.

Ainda de acordo com Rafael, o impacto deverá ser positivo para o Vale do Rio Pardo. “Vamos buscar ter um espaço de referência de criação para conectar diferentes ações que já estão em desenvolvimento, seja com crianças em idade escolar, universitários, empreendedores e até mesmo com grandes empresas já consolidadas na região”.

ASSISTA: Rafael Kirst participou do Gazeta Notícias desta quarta-feira

Publicidade

O que é um FabLab?

O termo “FabLab” vem do inglês e significa “laboratórios de fabricação”. Existem fablabs em nível internacional e nacional. O que caracteriza o conceito é uma lista de equipamentos que são pré-requisitos para que o ambiente se constitua como um fablab. Da mesma forma, o caráter aberto permite que, em dia da semana ou um turno, mediante agendamento e regras de utilização, qualquer pessoa possa conhecer e utilizar a estrutura com foco em projetos para desenvolver soluções.

Como votar na Consulta Popular?

Para votar, o cidadão precisa ser eleitor e ter o domicílio eleitoral registrado em algum dos municípios da região. As informações necessárias são o número do título de eleitor, o CPF e a data de nascimento, além do e-mail ou telefone caso deseje receber informações sobre o processo.

LEIA TAMBÉM: Consulta Popular 2022 irá disponibilizar R$ 55 milhões para aplicação em investimentos

Publicidade

A escolha pode ocorrer de três formas: pelo aplicativo Colab, pelo site ou pelo WhatsApp (51) 8924 1547 (sem o 9 na frente). Essa última alternativa é uma novidade e tem como objetivo facilitar o acesso da população. Na conversa, é preciso enviar os termos “consulta popular” para ter acesso à votação.

É possível participar até às 23h59 da próxima quarta-feira, 23. Seja qual for a preferência, as informações solicitadas serão as mesmas e somente uma entre as cinco propostas poderá ser escolhida. As três mais votadas serão contempladas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.