O União Corinthians vai para sua terceira temporada consecutiva no Novo Basquete Brasil (NBB) com elenco reformulado e uma nova comissão técnica. A estreia ocorre na terça-feira, 24, em Caxias do Sul, diante da equipe da casa, às 20 horas. Na temporada em que comemora os 30 anos da histórica conquista do Brasileiro de 1994, a equipe santa-cruzense montou uma equipe com um misto de jogadores jovens e experientes. Por falar em experiência, o ala argentino Enzo Ruiz, de 35 anos, renovou contrato e segue no clube, assim como o pivô Malachias. Do exterior vieram nomes com grande bagagem no cenário do esporte, casos dos americanos Duane Johnson (ala), Kendall Stephens (ala/pivô) e do sérvio Radovan Djokovic (armador).
LEIA TAMBÉM: União Corinthians fortalece ação para venda de novas regatas
Além deles, André Coimbra chega para ser o dono do garrafão. O experiente pivô acumula títulos no basquete brasileiro e no exterior. Já Luiz Machado Júnior, que atua como ala/armador, veio da liga universitária dos Estados Unidos. Filho de pais brasileiros terá a sua primeira temporada no Novo Basquete Brasil. O UniCo também buscou no mercado jovens talentos, como o ala/pivô Jamison Júnior, o JJ, que jogou pelo Caxias Basquete na última temporada; o armador Arthur Costa, um dos maiores pontuadores da última edição da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB); e o pivô João Cesar, um dos principais reboteiros da LDB e campeão do Brasileiro de Basquete pelo Cruzeiro neste ano. Quem também chegou foi Jonata Lima, o Jhow, armador vice-campeão catarinense pelo Basket Joaçaba.
Publicidade
E por falar em jovens, seguindo a premissa de valorizar a base, Thaylor dos Santos Fagundes, de 17 anos, e Gabriel Garcia dos Santos, de 18 anos, voltam a fazer parte do elenco principal.
O União Corinthians entra na disputa da terceira temporada consecutiva na elite do basquete nacional com um novo técnico. Rodrigo Carlos da Silva, mineiro de 52 anos, que na última edição do NBB foi assistente técnico do Bauru Basket, comanda a equipe santa-cruzense. No currículo, Rodrigo Silva, que foi atleta de basquete profissional, conta com passagens e títulos por alguns dos principais clubes do basquete nacional. Como técnico, foi campeão Catarinense pelo Backstar Basquete, em 2020. O profissional, que também teve passagem como auxiliar na Seleção Brasileira de base, conta com a qualificação de ter passado por períodos de estágio na NBA, dentre outros cursos de capacitação voltados para o treinamento do basquete.
LEIA TAMBÉM: Rodrigo Silva avalia participação do União Corinthians na Copa KTO
Publicidade
Completam a comissão técnica, Rogério Klafke (auxiliar técnico), Leandro Buboltz (assistente técnico), Carlos Gustavo Cantarelli, o Gaúcho (supervisor), Luciano Hillesheim (mordomo), Rafael Bernardelli de Azevedo (preparador físico), Rafael Kniphoff da Silva, Frederico Martins do Amaral e Diego Jean Schuch (fisioterapeutas), Marcio Monteiro, Aliende Abertroth, Daniel Wink e Mário Binz (médicos).
A participação do União Corinthians na temporada 2023/2024 do NBB foi viabilizada graças a uma união de esforços de 12 patrocinadores: CORSAN, Excelsior, Banrisul, Mor, KTO, Ceisc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Transportes Barkert, Oktoberfest Santa Cruz, Imply e Município de Santa Cruz do Sul.
1 – Jamison Costa Silva Junior tem 22 anos, 1,97 metro e pesa 104 quilos. Natural do Rio de Janeiro-RJ, atua como ala/pivô, vestindo a regata 1. Chamado em quadra de JJ (Jayjay) atuou na última temporada do NBB pelo Caxias Basquete. Ao longo da carreira, que inclui passagem pelo Pinheiros-SP, foi Bicampeão da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), Campeão Paulista Sub 19, Campeão Brasileiro Sub 21 e Campeão Sul Brasileiro Adulto.
Publicidade
4 – Jonata Lima da Silva tem 22 anos, 1,88 metro e pesa 93 quilos. Natural de Piracicaba-SP, atua como ala ou ala/armador. Conhecido em quadra como Jhow vestirá a camisa 4 do União Corinthians, em sua primeira temporada no NBB. Na última temporada atuou pelo Basket Joaçaba-SC. Tendo como principais características as assistências e o trabalho defensivo já foi Campeão Brasileiro Universitário (JUBS) e Vice-Campeão Catarinense.
7 – Arthur Francisco Leite Costa tem 22 anos, 1,85 metro e pesa 87 quilos. Natural de Campinas-SP, atua como armador, vestindo a regata 7. Na última temporada do NBB atuou pelo Rio Claro Basquete, clube pelo qual também teve destaque na última edição da LDB. Na competição que ocorreu em 2023 obteve o recorde de pontuação, foi o segundo recordista de bola de três. Na carreira ainda acumula a conquista de melhor jogador do estado de São Paulo sub-16. Arthur também conta com experiência internacional, tendo atuado por três anos no Club Atlético Obras Sanitarias, da Argentina.
8 – Radovan Djokovic tem 27 anos, 1,99 metro e 85 quilos. Natural de Belgrado, na Sérvia, Rasa é armador e atuou na última temporada pelo KK Mornar Bar, da Liga Adriática, principal competição da categoria e que envolve clubes da Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, dentro outros países. No União Corinthians vestirá a regata de número 8.
Publicidade
12 – Duane Johnson tem 32 anos, 2,01 metros e 86 quilos. Natural de Lansdowne, Pensilvânia, Estados Unidos, usará a regata 12 no União Corinthians. Atuando como ala, jogou na última temporada pelo Maccabi Ma’ale Adumim, da Liga da Israel. No ano anterior, em passagem pela Liga de Luxemburgo, foi eleito defensor do ano. A defesa é justamente o seu ponte forte.
14 – André Luis Coimbra Reis Souza Costa tem 36 anos, 2,05 metros e pesa 106 quilos. Natural do Rio de Janeiro-RJ, atua como pivô, tendo destaque no jogo dentro do garrafão. Pelo União Corinthians vestirá a regata 14. Coimbra jogou na última temporada pelo Basket Pasaje San Antonio Gold, do Equador. Ele tem como principais conquistas na carreira o Campeonato Sulamericano 2015 e o Campeonato Paranaense de 2019. Ainda foi terceiro colocado da Liga das Américas em 2016, terceiro colocado do NBB 2016/2017 e vice-campeão Metro Uruguai 2022. No Brasil atuou por clubes como Sesi Franca, Botafogo, Vitória e São José, entre outros.
21 – Kendall Everette Stephens tem 28 anos, 2,01 metros e 95 quilos. Natural de Whittington, Austrália, tem nacionalidade estadunidense e joga como ala/pivô, se destacando pela média de pontuação. Na última temporada atuou pelo Rapla KK da Liga de Basquete da Letônia-Estônia, tendo na carreira passagem por clubes de seis diferentes países. No União Corinthians, Kendall usará a camisa 21.
Publicidade
30 – Enzo Gabriel Ruiz, tem 35 anos, 1,94 metro e 106 quilos. O ala é argentino de Bahía Blanca e defendeu o União Corinthians na temporada passada. O camisa 30 também jogou pelo Bauru e pelo Rio Claro no Brasil. Na Argentina, passou por Obera Tênis Club Bahía Blanca Basket, Libertad Sunchales, Lanús e Quilmes. Tem como característica o chute de três.
31 – Vinicius Gabriel Malachias, tem 23 anos, 2,09 metros e 114 quilos. Natural de São Carlos- SP atuou no Bauru (SP), Cravinhos Basketball (SP) e União Corinthians (RS). Foi campeão do Interligas adulto, vice-campeão CBB adulto e terceiro colocado no Campeonato Gaúcho. O camisa 31 é remanescente do título brasileiro da CBB pelo União Corinthians e destaque da equipe na Liga de Desenvolvimento (LDB) 2021.
41 – João Cesar Macedo da Silva tem 21 anos, 2,04 metros e pesa 99 quilos. Natural de Colíder-MT, atua como ala/pivô, tendo destaque nos rebotes. No União Corinthians veste a regata 41. Na última temporada na LDB atuou pelo São Paulo, somando destaque nessa e na temporada passada da competição por liderar a estatística rebote. Jogando no Cruzeiro, foi Campeão Brasileiro neste ano.
55 – Luiz Mauro Machado Júnior tem 25 anos, 1,98 metro e pesa 90 quilos. Natural de Nova York-EUA é filho de brasileiros e tem dupla nacionalidade. Em quadra pode atuar como armador ou ala/armador, tendo como número da regata o 55. Na última temporada atuou pelo Southwestern Christian University, na liga universitária dos EUA. Individualmente já foi eleito Jogador Regional do Ano da NCCAA de 2022-23 e integrou a Equipe All-Americana da NCCAA 2022-2023. Em quadra tem como características a liderança e a versatilidade.
Jogadores da base:
Thaylor dos Santos Fagundes (17 anos), número 6, e Gabriel Garcia dos Santos (18 anos), número 5.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.